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O que os consumidores esperam ouvir dos anunciantes agora e depois da pandemia?
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O que os consumidores esperam ouvir dos anunciantes agora e depois da pandemia?

Um estudo e um texto acadêmico reforçam a necessidade de manter a publicidade

Uma edição especial do Edelman Trust Barometer realizada junto a 12 mil pessoas nas principais economias do mundo indica que cerca 65% dos consumidores consideram que atual crise está exercendo um enorme impacto na sua disposição de comprar qualquer produto ou serviço e que a forma pela qual as marcas estão se comportando terá um igual impacto nessa disposição de consumo.
O estudo indica também que 62% não acreditam que os governos serão capazes de enfrentar a crise sem o suporte das empresas, e 90% dos pesquisados declaram que a participação das marcas seria de grande valor neste quadro de dificuldades.
O mesmo percentual, 90%, também espera que as marcas mantenham o público totalmente informado sobre as mudanças que fizeram e como estão agora se comportando e operando.
84% esperam que as empresas concentrem sua publicidade em como os produtos e serviços podem ajudar as pessoas a lidar com os desafios da vida relacionados à pandemia, enquanto a grande maioria espera que as marcas mostrem que estão cientes da crise e de seu impacto. Curiosamente, 57% não aconselharam propaganda ou comunicação com muito humor ou tom alegre.
Com base nessa pesquisa a Harvard Business Review publicou um artigo da professora Jill Avery e do próprio Richard Eldeman argumentando que o momento demanda que os consumidores continuem ouvindo o que sua marca tem a dizer, com os adequados ajustes de conteúdo e linguagem.
O Walmart, por exemplo, criou e veiculou vídeos, na TV e na internet, usando seu próprio CEO, para dizer que seus um milhão de colaboradores da linha de frente das lojas são verdadeiros "heróis do varejo". O McDonald´s brasileiro, outro exemplo mencionado, separou o seu icônico símbolo, o M, em duas partes, para reforçar o distanciamento social.
Os autores advogam que o maior perigo está mesmo na falta de comunicação das marcas, considerando que cerca de um quarto delas simplesmente emudeceram.
Usando a referida pesquisa da Edelman como base, enfatizaram a importância de manter a voz, mas adotando conteúdos e linguagens adequadas para o momento.
No final, destacam que "as marcas que respondem ao apelo dos consumidores com ações baseadas em soluções e compaixão que criam valor real têm uma tremenda oportunidade de reforçar a confiança nelas e de gerar lealdade, pois estão ajudando a salvar o mundo".

Evento digital reúne líderes para discutir o futuro das cidades

A Welcome Tomorrow - festival que há oito anos debate o futuro das cidades - terá uma edição extra em 2020 por conta das crises social, econômica, política e de saúde pública provocadas pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. Esse será o primeiro evento a replicar 100% do formato original (presencial) no ambiente digital. Batizada de Festival Novo Mundo, a edição especial da Welcome Tomorrow, realizada pela GL events, vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de abril, das 10h às 22h.
Entre os nomes já confirmados estão: Claudio Lottenberg, presidente do Conselho do Hospital Albert Einstein; Claudia Sender, do conselho de empresas como Telefônica e Gerdau; Laercio Albuquerque; presidente da Cisco Brasil; Daniel Castanho, presidente do Conselho da Ânima Educação; Walter Longo, especialista em inovação e transformação digital; Lucas di Grassi, fundador do Zero Summit e piloto da Fórmula E; Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva; e Celso Athayde, CEO da Favela Holding.
Durante os três dias, haverá palestras, debates, intervenções artísticas e shows totalmente gratuitos. A programação conta com mais de 20 lideranças empresariais e especialistas em inovação, mobilidade, economia digital, recursos humanos, saúde, entre outros. Inscrições: http://welcometomorrow.com.br/festivalnovomundo
Já a edição presencial da Welcome Tomorrow 2020 está marcada para os dias 3, 4 e 5 de novembro, no São Paulo Expo.

Tour virtual é saída para imobiliárias

Empresas que atuam no mercado imobiliário intensificaram o uso das plataformas digitais para manter contato com os clientes. O Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário oferece ao comprador a possibilidade de tour virtual nas unidades decoradas dos empreendimentos Highline Square e The Gallery Art Residence, ambos na Enseada do Suá. O cliente pode visitar o apartamento decorado virtualmente, sem precisar sair de casa.

Caixinha de desejos

Os picolés são sempre uma deliciosa opção de sobremesa gelada. E para quem deseja experimentar um dos 26 sabores exclusivos da Originalle, a empresa oferece o serviço de delivery, com a Caixinha de Desejos Originalle, com até 10 picolés médios ou 24 minipicolés.
Na composição dos picolés são usadas frutas selecionadas e ingredientes sem aditivos químicos e conservantes além de pouquíssimo açúcar. E tem também a linha Zero Açúcar.

Filme “Meu primeiro sutiã” está no shortlist do “New York Festivals Advertising Awards 2020”

“Meu primeiro sutiã” apostou em uma ideia poderosa: refazer o comercial brasileiro mais famoso de todos os tempos, “O primeiro sutiã”, mas substituindo a protagonista por uma garota transgênero. O comercial original do genial publicitário Washington Olivetto, lançado em 1987, mostra o drama de uma adolescente que não ganhou o seu primeiro sutiã. Até que seus pais enfim a presenteiam com uma surpresa. Para a nova versão, “Meu primeiro sutiã” trouxe uma garota transgênero, a argentina Ludmila Galvan que passou pelo mesmo drama na vida real. E utilizou o mesmo tom emocional do filme original, contando a história desse momento memorável e simbólico na vida da adolescente.
A produção é da “Madre Mia Filmes”, direção de cena foi de Rafa Damy com produção executiva de Edgard Soares Filho e Telma dos Reis.
O julgamento dos trabalhos foi feito virtualmente por mais de 400 jurados e o resultado final será anunciado no dia 02 de maio de 2020.


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