Novo 208 chega por R$ 74.990
A Peugeot apresentou nesta semana a nova geração do 208 no Brasil. Depois de um atraso de quatro meses causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o compacto, enfim, chega às lojas brasileiras.

O modelo será vendido, ao menos inicialmente, em duas configurações mecânicas e cinco versões diferentes. Os preços partem de R$ 74.990.
Importadas da Argentina, as principais versões vêm com o mesmo motor 1.6 flex da geração anterior, que rende até 118 cv e 15,5 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas.
Já a topo de linha e esportiva e-GT vem ao Brasil diretamente da Eslováquia com propulsor 100% elétrico. São 136 cv e 26,5 kgfm, que garantem uma aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a Peugeot, em 8,1 segundos. Essa versão entrará em fase de pré-venda ainda este ano, mas só chega ao País em 2021.

Por enquanto, está descartada a produção de qualquer versão do novo 208 no Brasil.
Na Argentina, o modelo terá uma configuração com motor 1.2 turbo a partir de 2021, importada da Europa. Ainda não se sabe se os planos são os mesmos para o mercado brasileiro.
Apesar das diferentes nacionalidades, a aparência do hatch é idêntica ao do modelo europeu. Na dianteira, todas as versões serão marcadas pela barra de LED no para-choque, enquanto a traseira tem as lanternas interligadas por uma faixa preta.
Só a versão elétrica tem iluminação em LED nas lanternas, assim como os arcos de rodas pintados de preto brilhante.
Dimensões
A nova geração do 208 cresceu em relação à anterior. Com 4,06 metros de comprimento e 1,74 m de largura, o modelo está quase 10 cm maior e 5 cm mais largo. O entre-eixos de 2,54 m permaneceu o mesmo. Agora com 1,45 metro de altura, ele está 2 cm mais baixo.
O porta-malas do modelo, vale destacar, perdeu 20 litros e agora tem capacidade para transportar 265 litros de bagagem.
Para as versões com motor 1.6, a Peugeot disponibiliza cinco opções de cores: branco Banquise (sólido), preto Perla Nera, cinza Aluminium, branco Nacré (perolizado) e azul Quasar. A marca ainda não divulgou todas as opções do elétrico, mas revelou que a versão terá a opção amarelo Faro.
SAIBA MAIS
> Já nas lojas, quatro das cinco versões do novo 208 vêm com motor 1.6 flex e câmbio automático de seis marchas. Com o conjunto, o hatch faz 10,9 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada, com 100% de gasolina no tanque.
Versão elétrica
> O elétrico e-GT foi mostrado durante a live da Peugeot, mas as características do modelo não foram detalhadas. A pré-venda do modelo começa em breve, mas ele só chega ao País em 2021.
Garantia
> O novo 208 será oferecido com três anos de garantia e revisões com preço fixo. O carro faz parte também do programa Renova Peugeot, que prevê garantia de pagamento de até 85% do valor do veículo na Tabela Fipe na troca por um outro carro da marca.
Porta-malas
> A capacidade do porta-malas, segundo a Peugeot, é para 265 litros de bagagem, 20 litros menos que a versão anterior.
Expectativa
> A principal executiva do grupo no Brasil, Ana Theresa Borsari, afirma que os SUVs compactos se estabilizaram em 15% de participação e, portanto, os hatches tendem a voltar a crescer como segundo ou mesmo terceiro carro da família no pós-pandemia.
Os preços e as versões
Active R$ 74.990
> Itens de série: rodas de liga leve de 16 polegadas, luzes diurnas em LED, ar-condicionado, volante revestido de couro ecológico, direção elétrica, travas e vidros elétricos, faróis com lâmpadas halógenas, retrovisores e aerofólio na cor da carroceria, central multimídia com Android Auto e Apple Carplay e quatro airbags.
Active Pack R$ 82.490
> Itens de série: além dos equipamentos anteriores, a versão adiciona teto solar panorâmico, ar-condicionado digital e câmera de ré.
> Itens de série: equipamentos anteriores, mais bancos de couro, rodas com acabamento diamantado, chave presencial com partida do motor por botão, volante de couro, revestimento emborrachado no painel, carregamento sem fio para smartphones e quadro de instrumentos 3D.
Griffe 94.990
> Itens de série: equipamentos anteriores, mais faróis automáticos, sensor de chuva, sensores de estacionamento traseiros, seis airbags, faróis full LED, acabamento black piano no interior, câmera de ré com visão 180°, alerta de colisão, frenagem automática, alerta e correção de mudança involuntária de faixa, farol alto automático, detector de fadiga e reconhecimento de placas de velocidade.
> A configuração Griffe terá como exclusividade os bancos com revestimento de Alcantara, material presente em modelos de categorias premium. A oferta, porém, será limitada. Segundo a Peugeot, acabamento deverá equipar os modelos dos três ou quatro primeiros meses de vendas no País.
e-GT elétrico Preço não divulgado
Itens de série: a versão elétrica inclui todos os itens anteriores, mais lanternas de LED, freio de estacionamento eletrônico, bancos com revestimento exclusivo, iluminação ambiente, parte superior do painel em material emborrachado, rodas de 17 polegadas e seletor de modos de condução.