Novembro Azul

Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos blinda de diferentes doenças, por meio do sistema imunológico, renovando estruturas e permitindo que vençamos batalhas contra vírus, bactérias e, inclusive, o câncer.

O mês de novembro começou e não podemos deixar passar em branco a campanha Novembro Azul, que é o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de próstata. Porém, os cuidados devem ser constantes, durante todo o ano.

Então nada melhor do que dicas de alimentação para aumentarmos as defesas do organismo.

A alimentação deve ser variada, equilibrada e saborosa. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Confira então uma listinha dos alimentos que não podem faltar na sua compra.

Alho - É um alimento verdadeiramente maravilhoso. Rico em alicina, selênio e triptofano, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer especialmente em órgãos digestivos, como esôfago, estômago e cólon.

Uva - Rica em polifenóis, nutriente que aumenta a produção de enzimas que destroem substâncias tóxicas ao organismo.

Tomate - Fonte de vitamina C e flavonoides, ajuda a combater o organismo principalmente contra o câncer de pulmão e próstata. O consumo indicado é em média de 4 rodelas por dia.

Chá Verde - Contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer em uma grande variedade de maneiras, incluindo na eliminação dos radicais livres que são células prejudiciais. Além disso, estudos de laboratório descobriram que catequinas do chá podem encolher tumores e reduzir o crescimento de células tumorais.

Aloe Vera - Atua aumentando a função do sistema imune e destruindo células cancerígenas.

Mas além de avaliar o que comer é importante observar também a forma correta de preparo. Ao cozinhar, você deve ter cuidado com a higiene dos alimentos. E lembre-se, nada de frituras: o melhor é assado ou grelhado ou cozido.

Outras dicas também são importantes: Mantenha-se hidratado; procure dormir bem, pois o sono é fundamental para a manutenção do sistema imunológico e para ajudar a mente e o corpo a se recuperarem do estresse do dia a dia.

Evite o fumo. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. E mexa-se! Quando falamos de prevenção a atividade física e a alimentação balanceada formam o casal perfeito.

Resumindo: A dieta costuma ser responsável por 30 a 40% de todos os cânceres.

Claro que é improvável que a alimentação por si só seja responsável pela causa ou pela cura do câncer, mas a alimentação saudável, aliada à atividade física regular e ao peso adequado podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver um câncer, ou seja, a verdadeira prevenção está no prato.

Por isso comece hoje mesmo a rever os seus hábitos. Como já dizia o mestre da medicina Hipócrates: “Que seu alimento seja o seu remédio”.


últimas dessa coluna


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …


Jejum intermitente: fazer ou não fazer?

De tempos em tempos, ouvimos falar de alguma dieta que está fazendo sucesso e emagrecendo celebridades no mundo inteiro. Todos querem saber o segredo para perder peso rápido e sem muito esforço, não …


Ano novo, novos hábitos

As festas acabam e um novo ano se inicia. Este começo desperta nas pessoas o desejo de fazer tudo diferente, mas muitas vezes entra ano, sai ano e nada foi feito. Diante disso, o início de 2019 pode …


Réveillon, e agora?

Réveillon, você sabe como é… porções fartas de saborosa comida, somadas a alguns goles a mais, são comuns nesta época do ano, o que acaba afetando o nosso organismo e, no dia seguinte, um mal-estar …


Natal sem culpa

Olá, queridos leitores. Como o Natal se aproxima, eu separei algumas dicas para ajudar vocês que não pretendem perder o foco nesta época tão bonita, ainda mais porque as ceias costumam estar …


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Frutas secas

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm …


Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais …