Novembro Azul

Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos blinda de diferentes doenças, por meio do sistema imunológico, renovando estruturas e permitindo que vençamos batalhas contra vírus, bactérias e, inclusive, o câncer.

O mês de novembro começou e não podemos deixar passar em branco a campanha Novembro Azul, que é o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de próstata. Porém, os cuidados devem ser constantes, durante todo o ano.

Então nada melhor do que dicas de alimentação para aumentarmos as defesas do organismo.

A alimentação deve ser variada, equilibrada e saborosa. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Confira então uma listinha dos alimentos que não podem faltar na sua compra.

Alho - É um alimento verdadeiramente maravilhoso. Rico em alicina, selênio e triptofano, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer especialmente em órgãos digestivos, como esôfago, estômago e cólon.

Uva - Rica em polifenóis, nutriente que aumenta a produção de enzimas que destroem substâncias tóxicas ao organismo.

Tomate - Fonte de vitamina C e flavonoides, ajuda a combater o organismo principalmente contra o câncer de pulmão e próstata. O consumo indicado é em média de 4 rodelas por dia.

Chá Verde - Contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer em uma grande variedade de maneiras, incluindo na eliminação dos radicais livres que são células prejudiciais. Além disso, estudos de laboratório descobriram que catequinas do chá podem encolher tumores e reduzir o crescimento de células tumorais.

Aloe Vera - Atua aumentando a função do sistema imune e destruindo células cancerígenas.

Mas além de avaliar o que comer é importante observar também a forma correta de preparo. Ao cozinhar, você deve ter cuidado com a higiene dos alimentos. E lembre-se, nada de frituras: o melhor é assado ou grelhado ou cozido.

Outras dicas também são importantes: Mantenha-se hidratado; procure dormir bem, pois o sono é fundamental para a manutenção do sistema imunológico e para ajudar a mente e o corpo a se recuperarem do estresse do dia a dia.

Evite o fumo. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. E mexa-se! Quando falamos de prevenção a atividade física e a alimentação balanceada formam o casal perfeito.

Resumindo: A dieta costuma ser responsável por 30 a 40% de todos os cânceres.

Claro que é improvável que a alimentação por si só seja responsável pela causa ou pela cura do câncer, mas a alimentação saudável, aliada à atividade física regular e ao peso adequado podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver um câncer, ou seja, a verdadeira prevenção está no prato.

Por isso comece hoje mesmo a rever os seus hábitos. Como já dizia o mestre da medicina Hipócrates: “Que seu alimento seja o seu remédio”.


últimas dessa coluna


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Frutas secas

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm …


Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais …


Terrorismo nutricional

A prática de uma alimentação saudável se tornou algo estressante para você? Ah! Não sabe dizer? Então, vamos lá... Você já foi a um almoço de família e levou a própria comida? Já deixou de sair com …


A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, …


É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é …


Prevenção à osteoporose

O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado amanhã. A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e …


Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos …


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode …