Novembro Azul

Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos blinda de diferentes doenças, por meio do sistema imunológico, renovando estruturas e permitindo que vençamos batalhas contra vírus, bactérias e, inclusive, o câncer.

O mês de novembro começou e não podemos deixar passar em branco a campanha Novembro Azul, que é o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de próstata. Porém, os cuidados devem ser constantes, durante todo o ano.

Então nada melhor do que dicas de alimentação para aumentarmos as defesas do organismo.

A alimentação deve ser variada, equilibrada e saborosa. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Confira então uma listinha dos alimentos que não podem faltar na sua compra.

Alho - É um alimento verdadeiramente maravilhoso. Rico em alicina, selênio e triptofano, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer especialmente em órgãos digestivos, como esôfago, estômago e cólon.

Uva - Rica em polifenóis, nutriente que aumenta a produção de enzimas que destroem substâncias tóxicas ao organismo.

Tomate - Fonte de vitamina C e flavonoides, ajuda a combater o organismo principalmente contra o câncer de pulmão e próstata. O consumo indicado é em média de 4 rodelas por dia.

Chá Verde - Contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer em uma grande variedade de maneiras, incluindo na eliminação dos radicais livres que são células prejudiciais. Além disso, estudos de laboratório descobriram que catequinas do chá podem encolher tumores e reduzir o crescimento de células tumorais.

Aloe Vera - Atua aumentando a função do sistema imune e destruindo células cancerígenas.

Mas além de avaliar o que comer é importante observar também a forma correta de preparo. Ao cozinhar, você deve ter cuidado com a higiene dos alimentos. E lembre-se, nada de frituras: o melhor é assado ou grelhado ou cozido.

Outras dicas também são importantes: Mantenha-se hidratado; procure dormir bem, pois o sono é fundamental para a manutenção do sistema imunológico e para ajudar a mente e o corpo a se recuperarem do estresse do dia a dia.

Evite o fumo. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. E mexa-se! Quando falamos de prevenção a atividade física e a alimentação balanceada formam o casal perfeito.

Resumindo: A dieta costuma ser responsável por 30 a 40% de todos os cânceres.

Claro que é improvável que a alimentação por si só seja responsável pela causa ou pela cura do câncer, mas a alimentação saudável, aliada à atividade física regular e ao peso adequado podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver um câncer, ou seja, a verdadeira prevenção está no prato.

Por isso comece hoje mesmo a rever os seus hábitos. Como já dizia o mestre da medicina Hipócrates: “Que seu alimento seja o seu remédio”.


últimas dessa coluna


Palmito: ultrassaudável!

Nas saladas, tortas, cremes, refogados, assados… Delícia! Muitos o consomem o ano inteiro, outros nem tanto. Mas com a Semana Santa chegando o consumo do palmito ganha destaque, principalmente para …


Sucos detox são aliados do sistema imunológico

Nesses dias de altas e baixas temperaturas, sol e chuva se alternando, muitas pessoas sofrem com resfriados e espirros. Já começa aquela sensação de cansaço, sem força de vontade nem para levantar da …


Refrigerante: perigo!

Que refrigerante não é saudável, isso todo mundo já sabe. E que são capazes de acabar com a sua boa forma em pouco tempo? Ixi! Isso você já deve estar cansado de saber. Mas ainda assim não consegue …


O feijão na nossa dieta

O feijão é um alimento bastante estigmatizado: excluído da dieta de quem busca a perda de peso, diz-se que a leguminosa engorda, incha e dá gases. Mas, desde criança, escutamos que o grão é rico em …


Praticidade na cozinha

Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também passam pelos homens. E, como o tempo …


Xô, ressaca da folia!

“Ó abre alas, que eu quero passar.... Ó abre alas, que eu quero passar.... Eu sou da Lira, não posso negar”... O Carnaval chegou e muita gente aproveita esta época do ano para "enfiar o pé na jaca"! …


Carnaval de Vitória chegou!

Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. Vai aproveitar a folia? Independente de ir para festa ou ficar em casa, este é um final de semana que faz toda a diferença no quesito rotina e …


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …