Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Na saúde e na doença

| 06/08/2020, 08:31 08:31 h | Atualizado em 06/08/2020, 08:34

Damares Alves, que levou pautas da sua base evangélica (ela é pastora) para o ministério que chefia, está preparando um guia classificado como inédito para instruir municípios a fortalecer “vínculos conjugais e intergeracionais”.

A pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos não detalha qual será a linha que adotará na orientação.

Técnicos e políticos dizem ver risco de que o governo produza algo baseado na ideologia do bolsonarismo em vez de pareceres de especialistas.

Pé atrás
“Seria melhor que, em vez de vínculos intergeracionais, usassem vínculos de parentesco. Me parece uma expressão inadequada e excludente. A ideia é boa e bem intencionada. Espero que seja um programa que não discrimine e não exclua as novas representações sociais da família”, afirmou ao Painel Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família.

Argumento
Em nota, a pasta defendeu o programa: “Muitos problemas sociais podem ser evitados com o devido protagonismo da família, desde o preconceito até a violência, passando pelos desequilíbrios afetivos que, em muitos casos, fundamentam o recurso a drogas e outros subterfúgios”.

No pessoal
A Justiça de São Paulo determinou que o bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ) retire de suas redes sociais vídeos em que chama Alexandre de Moraes de “déspota” e “canalha”. A ação foi movida pelo ministro do Supremo.

Cumpra
Na decisão liminar, o juiz Guilherme Dezem escreve que “não é possível que se utilize da liberdade de expressão como escudo para a prática de crimes contra a honra”. Ele fixou multa de R$ 50 mil a cada dia que os vídeos permaneçam no ar.

Reforço
Porta-voz e secretário de imprensa da Presidência no governo Lula, o cientista político André Singer escreveu carta de apoio à candidatura de Guilherme Boulos e Luiza Erundina (PSOL) à Prefeitura de São Paulo. A escolha do PT por Jilmar Tatto tem sido objeto de críticas internamente.

Paz e amor
Antes de anunciar o envio de um avião cargueiro ao Líbano, Bolsonaro ligou para o ex-presidente Michel Temer, que tem origem libanesa. O presidente telefonou para lamentar a explosão de grandes proporções em Beirute e comunicar que colocaria a aeronave à disposição. Nas últimas semanas, os dois se falaram três vezes.

Melhor não
A PGR se manifestou contra pedido de 17 partidos para que tenham o direito de apresentar documentos em qualquer fase do processo de análise de prestações de contas. O vice-PGR, Humberto Jacques, afirmou que a permissão “violaria os princípios da proporcionalidade e razoabilidade” e atrasaria mais o andamento dos processos eleitorais.

3 x 0
A negativa se junta a posição similar da AGU e do TSE. Hoje os partidos só podem apresentar documentos para sanar irregularidades no prazo determinado pelo juiz da prestação de contas. Os partidos querem que isso seja permitido enquanto a ação não tiver transitado em julgado.

Babel
O pedido uniu de forma rara todo o espectro ideológico, incluindo os antagonistas PT e PSL, o centrão e os “independentes” DEM, MDB e PSDB. O caso está no STF, sob relatoria de Gilmar Mendes. O julgamento foi marcado para o próximo dia 21.

Alerta
Sem ter sido consultado pelo Banco Central sobre a criação da cédula de R$ 200, o Coaf se esquivou de responder se concorda com a iniciativa. Questionado pelo Painel, o órgão afirma que “a movimentação de dinheiro em espécie é tema de preocupação permanente dos países por envolver riscos de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo”.

Ao vivo
Diretor-geral da Polícia Federal desde maio, Rolando de Souza faz hoje uma das suas primeiras aparições públicas. Ele vai falar sobre tecnologia e segurança em evento da ADPF, associação de delegados.

Adesão
Cerca de 200 parlamentares assinaram pela criação de uma frente mista pró-SUS. A ideia, do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) e do senador Weverton Rocha (PDT-MA), é que o grupo atue em defesa do sistema. A data do lançamento deve ser definida na próxima semana.

Tiroteio

“Bolsonaro se recusa a indenizar profissionais de saúde incapacitados pelo Covid. Não lembra a Odete Roitman?”

De Arthur Virgílio (PSDB-AM), sobre o veto ao projeto que previa indenizar profissionais da saúde ou parentes, em caso de morte pelo Covid.

Publicação simultânea com a Folha de São Paulo

SUGERIMOS PARA VOCÊ: