X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Música

Funk e R&B lamentam perda de Ronald Bell. Membro fundador do Kool & The Gang, morreu aos 68 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Ronald Bell, membro fundador da lenda do funk e da disco music Kool & The Gang, morreu aos 68 anos de idade. Com o grupo, o músico foi um dos compositores de clássicos dos anos 70 e 80, como "Celebration", "Jungle Boogie" e "Cherish".

O saxofonista deu início à banda com o seu irmão, Robert "Kool" Bell, em 1964. Em pouco tempo, o Kool & The Gang se tornou um dos maiores e mais influentes nomes da soul e funk music, lançando alguns dos clássicos do gênero.

Bell morreu em sua casa, nas Ilhas Virgens Americanas, com a esposa Tia Sinclair ao seu lado, segundo o seu porta voz. A causa de morte do músico não foi divulgada.

Um saxofonista autodidata e vocalista, Ronald Bell fundou o Kool & The Gang com o seu irmão Robert e mais cinco amigos da escola, em Nova Jersey: Dennis Thomas, Robert Mickens, Charles Smith, George Brown e Ricky West.

A carreira do grupo pode ser dividida em duas partes: a primeira, nos anos 70, eles alcançaram o sucesso com hits do funk, como "Jungle Boogie" e "Hollywood Swinging".

A segunda parte da carreira de sucesso tem início em 1979, quando o grupo conta com a entrada do vocalista James "JT" Taylor. Com essa formação, o Kool & The Gang atingiu um público maior com sucessos como "Celebration", "Get Down On It" e "Cherish" .

Em uma entrevista para a agência de notícia Reuters, em 2008, Bell disse que "Celebration" era a sua música favorita de todo o catálogo da banda. Ele disse que "não tinha ideia" de que a canção seria um hit.

"Mas, depois de todos esses anos, existem vezes, que no fim de um show, quando eu vejo todas essas pessoas cantando essa música, e depois de uma hora e meia, você pede para elas pularem para cima e para baixo e elas ainda fazem isso. Isso é arrebatador para mim", disse o músico na ocasião.

Em 2015, o grupo ganhou uma estrela na famosa Calçada de Hollywood e, em 2018, o Kool & The Gang foi indicado ao Hall da Fama dos Compositores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: