Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Muda Senado encampa defesa da Lava a Jato

| 03/08/2020, 08:40 08:40 h | Atualizado em 03/08/2020, 08:46

Principal apoio político da Lava a Jato, o grupo Muda Senado quer intensificar a reação aos ataques que o procurador-geral da República, Augusto Aras, tem desferido contra a operação. Os senadores apresentam hoje petição ao ministro do STF Edson Fachin pela imediata revogação da liminar concedida por Dias Toffoli, que determinou o compartilhamento dos dados da operação em Curitiba com a PGR, ou a análise do caso no plenário da Corte.
Os senadores também devem se reunir com os integrantes de forças-tarefas para avaliar o cenário.

Bastiões. A defesa que o grupo faz da Lava a Jato deixa a operação, atacada por diversos setores, menos isolada no mundo político e resguardada no Congresso.

Meeting. Os integrantes do Muda Senado também devem se reunir ainda hoje para traçar estratégias e avaliar as possibilidades.

Sem clima. Apesar de Aras ter demonstrado alguma preocupação com a PEC do senador Lasier Martins (Podemos-RS), que obriga o presidente da República a escolher um PGR a partir da lista tríplice, como mostrou a coluna, o grupo acredita que ela não deve avançar neste momento.

Cadê? O Ministério da Justiça não é o primeiro órgão do governo a trabalhar com dossiês de adversários. Em março do ano passado, uma denúncia na CGU falava em um material intitulado “abrindo a caixa-preta da Ancine”, com fotos e publicações nas redes sociais de servidores de esquerda. O caso está parado.

Pode vir. A parlamentares, Rodrigo Maia tem dito concordar que a proposta de quarentena eleitoral para juízes não poderá retroagir. Ou seja, Sergio Moro ficaria fora de alcance.

CLICK. João Doria (foto) inaugura no Bandeirantes academia para os servidores do palácio, reformada com recursos privados. Na gestão Serra, o espaço era privativo.

Run, Forrest... Na falta dos corredores da Câmara para pedir voto na disputa pela Presidência da Casa, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) vai fazer campanha nos estados. Começará por São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio de Janeiro, sempre de carro, claro.

... run! Ele diz ser o verdadeiro candidato conservador. Defende o afastamento do governo da disputa e diz que os colegas bolsonaristas, na hora do voto, “saberão diferenciar quem é aliado de quem está aliado”.

Velha... A Juventude do PT está irritada com a cúpula do partido, que decidiu transferir apenas 3% do fundo eleitoral para os jovens, combate ao racismo, LGBT, setores agrário, sindical, cultural e de meio ambiente.

...política? O grupo reivindicava 5% do total do fundo eleitoral para as candidaturas prioritárias do setor. Integrantes da juventude dizem ainda que 30% dos recursos obrigatórios para mulheres serão usados para custear viagens da presidente da legenda, Gleisi Hoffmann e de Fernando Haddad, de olho em 2022.

Fiscalização. Será inaugurada nesta terça a primeira base fluvial da Amazônia Legal para o combate ao crime organizado na área de fronteira da região.

Onde. A Base Arpão ficará atracada no Rio Solimões, entre os municípios de Coari e Tefé, no AM.

De olho. A instalação custou R$ 17 milhões ao Ministério da Justiça e integra o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia). O local é uma das principais rotas de escoamento de drogas da Bolívia, Colômbia e Peru.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: