Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Motivação no isolamento torna a rotina menos estressante

| 08/07/2020, 08:35 08:35 h | Atualizado em 08/07/2020, 08:37

Diante de uma pandemia e do isolamento social, pessoas com rotinas agitadas foram de repente obrigadas a desacelerar. Ganharam mais tempo com a família, aumentaram os afazeres de casa, tiveram seus exercícios físicos limitados, pais viraram professores de seus filhos e o home office virou uma realidade. Mas, diante desse cenário, existe a preocupação sobre como se manter motivado para continuar gerando resultados efetivos, sejam profissionais ou pessoais.
Se pensarmos que para tudo que realizamos há um motivo que gera uma ação, então estamos falando de motivação, ou seja, atos que geram resultados. E por que, mais do que nunca, é tão importante se manter motivado?
Porque isso não só contribui para o aumento do bem-estar, sentimentos de prazer e satisfação, como colabora a tornar a nova rotina mais agradável e até mais leve, nos fazendo apreciar momentos nunca antes vivenciados.

Não se culpe! É extremamente normal se sentir desmotivado em meio a uma calamidade pública, afinal estamos vivendo uma crise que impacta nosso dia a dia. É notório que essa mudança de vida está gerando estresse, desânimo e falta de energia nas pessoas, prejudicando a capacidade de pensar e agir e consequentemente impedindo a motivação.

Para quem está trabalhando em casa, se sentir motivado parece ser ainda mais difícil, pois vai além de lidar com as variáveis de demanda, conexão de internet, e atendimento ao cliente.
Solucionar um problema fica ainda pior quando há interrupções da família, dos pets, recebimento de entregas, e tudo mais que atrapalha a concentração. A questão é como se manter motivado assim? Fácil não é, mas você pode tentar com algumas dicas.

Primeiramente estabeleça e organize uma rotina, criando um planejamento que ajudará a tornar seu dia de trabalho mais produtivo. Reserve tempo para as coisas que gosta de fazer, como atividades físicas ou meditação, separe um horário para as tarefas de casa, se for necessário.
Essas medidas auxiliarão no controle da ansiedade, permitirão aproveitar o tempo com mais qualidade e consequentemente os resultados irão te motivar.

Tenha um espaço limpo e organizado para o seu home office, o mais longe possível de distrações. Procure envolver a família na sua rotina, isso fará com que eles entendam que certo período do dia será necessário você precisará estar sozinho, com isso você terá mais motivação para ser mais produtivo em um curto período de tempo.

É certo que as pessoas possuem ritmos diferentes, e, com a limitação de tempo e espaço, é preciso se reinventar. Por isso, elabore um cronograma de metas semanais, próximas de sua realidade, para serem alcançadas. Esse exercício te motivará a manter a mente focada e ativa.

Mas antes de tudo, acredite em você e em sua capacidade. Não esqueça de que ter sonhos te impulsiona a alcançar seus objetivos e te mantem motivado.

Aprenda com seus erros, reflita, comemore suas conquistas e seja otimista. Todas essas atitudes, alinhadas à sua realidade, vão te auxiliar no que diz respeito à motivação.

Debora Guerra é empresária e professional coach.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: