Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Meio ambiente, a “prioridade” que não dá voto

| 14/02/2021, 09:42 09:42 h | Atualizado em 14/02/2021, 09:59

Nas últimas décadas, temas sobre meio ambiente foram ignorados pela maioria dos candidatos em campanha, sob o argumento, conforme pesquisas internas: “Meio ambiente não dá voto”. Agora, o Ibope divulga pesquisa onde 77% dizem que “meio ambiente é prioridade”, em meio ao cenário de contrastes climáticos, queimadas e temor de aquecimento global.

Até que ponto essa preocupação refletida na pesquisa vai influenciar no comportamento de candidatos? Especializado em Marketing Político, Sandro Pena diz que o ambiente polarizado de hoje valoriza a questão ambiental, mas que isso só vai dar voto “a quem tem histórico nessa área”.

Hiato verde e racial
Outro especialista em Marketing Político, Fernando Carreiro observa que ainda predominam discursos políticos e comportamento das pessoas dissociados da prática. “Pessoas criticam a falta de tratamento do lixo, o plástico na água, mas jogam lixo nas ruas. Assim como muitos combatem o racismo, porém, no dia a dia, agem de modo contrário”, ilustra.

ILHA DAS CORES

A revitalização da Ilha do Príncipe, em Vitória, ganha impulso com grupos coletivos da comunidade que atuam para mostrar que o lugar não é, necessariamente, sinônimo de abandono e violência. Além do colorido das fachadas, por meio de aplicativos, os coletivos divulgam conquistas e histórias locais. Agora, o governo iniciou as obras de infraestrutura do “Portal Ilha do Príncipe”. Em meio às chuvas, o fotógrafo Vitor Nogueira captou esta bela imagem da ilha, que já foi realeza, ficou pobre e agora sinaliza recuperação.

Imagem ilustrativa da imagem Meio ambiente, a “prioridade” que não dá voto
A revitalização da Ilha do Príncipe, em Vitória |  Foto: Vitor Nogueira

Nos outros é refresco
Imprensa de Barra de São Francisco registrou, dias atrás, um atentado onde a vítima foi alvo de vários disparos, mas que foi atingida “apenas com dois tiros nas costas”. Cruzes!

* * *

80 anos do Rei
Prefeitura de Cachoeiro prepara programação virtual para comemorar os 80 do cantor Roberto Carlos, no dia 19 de abril. Haverá show, concerto de orquestra, concursos de covers e de fãs. Presencial, só visita à casa onde ele nasceu e passeio afetivo, seguindo protocolos sanitários. Sobre o Rei aparecer na terra natal, é sonho de consumo do prefeito Victor Coelho, mas não há nada sinalizado. E Roberto, normalmente recluso, se isolou mais na pandemia.

50 anos depois
Os 50 anos do Festival de Guarapari, realizado nas Três Praias, em fevereiro de 1971, rendem retrospectivas diversas nas redes sociais. Considerado o “Woodstock brasileiro”, o evento contestou a ditadura militar, enfrentou boicotes, problemas financeiros, e virou espécie de lenda. Contudo, até hoje não recebeu um registro de fôlego à altura daquela ousadia.

Hora do “cancelado”...
Palavra que está na ordem do dia, “cancelado” serve para ilustrar rejeição, seja virtual, pessoal ou híbrida. Sobrou até para Woody Allen, Lucas do BBB21 e outros. Aliás, e a propósito, a vacina contra Covid-19 de muita gente também segue cancelada.

... No entanto
Como se o Carnaval 2021 não tivesse sido cancelado devido à pandemia, escolas particulares não terão aula na próxima semana por causa do... Carnaval.

Boa palavra
Há que se louvar, no entanto, a nova grade de escolas particulares do ensino médio que incluíram disciplinas eletivas como “Cinema” e “Música Popular Brasileira”. A inovação poderia ser estendida à literatura. Machado de Assis e José de Alencar são mestres. Mas já deu.

MELHORES CIDADES. Levantamento da Macroplan coloca Vitória entre as 10 melhores cidades do País para se viver, conforme desafios de gestão. Maringá, Paraná, aparece em primeiro.

SINTOMAS. A superintendente de Vigilância em Saúde da Serra, Flávia Riegert, alerta: “Sintomas da dengue, chikungunya e zika podem ser confundidos com os da Covid-19”.

CARNAVAL VIRTUAL. Leitor sugere possíveis nomes de blocos, como “Meu espirro é alergia”, “Pierrô e Cloroquina”, “Álcool Gel é quase Amor”, “Concentra, mas não sai de casa”.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Nunca vi tanto bolsonarista procurando pela vacina”. Entreouvido entre atendentes de clínica particular.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: