Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Médicos têm autonomia, diz CRM

| 08/04/2021, 08:30 08:30 h | Atualizado em 08/04/2021, 08:39

Nos postos de saúde, UPAs, clínicas particulares, prontos-socorros e hospitais tanto da rede pública, quanto da particular e filantrópica, os médicos do Estado nunca foram proibidos de receitar medicação a pacientes de Covid-19.

A informação é do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), que mantém o posicionamento de defesa pela autonomia do médico desde o início da pandemia, mesmo com a mudança da diretoria, ocorrida no último dia 1º – o cirurgião cardiovascular Fabrício Otávio Teixeira assumiu a presidência.

“O médico precisa ter sua autonomia respeitada e pactuar com o paciente, este livre e esclarecido para decidir a conduta”, diz nota do CRM. A Associação Médica (Ames) e o Sindicato dos Médicos (Simes) também disseram não ter conhecimento de médicos do Estado proibidos de receitar medicação, o que lança por terra a narrativa, muito forte na arena política, de que os profissionais estariam impedidos de receitar, se assim o quisessem, o famoso “tratamento precoce” para a Covid.

Aconselhamento
A Secretaria de Estado da Saúde também não proíbe médicos de receitarem remédios aos pacientes. A nota técnica 56/2020 (vigente), que traz um sumário de recomendações e julgamentos para cada medicamento com dados sobre benefícios e riscos, desaconselha, porém, o uso da maioria dos remédios mais famosos para casos leves de Covid-19.

A fome não espera
A Assembleia lançou uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene – no mesmo molde de uma já lançada no período das fortes chuvas – chamada “A fome não espera”. Até o próximo dia 16, das 8h às 17h, uma tenda na frente da Ales vai receber os donativos. A Câmara de Vitória disse que vai montar uma tenda também para receber doações.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos têm autonomia, diz CRM
|  Foto: AT
Dia do Jornalista
De abril de 2020 a março deste ano, 169 jornalistas morreram de Covid-19 no Brasil – sendo 86 só no 1º trimestre de 2021, o que coloca o Brasil como o país com maior número de mortes dessa categoria. Apesar da imprensa ser atividade essencial, não há priorização para a imunização dos profissionais.

Itapemirim tem novo controlador
O auditor aposentado e engenheiro Holdar de Barros Figueira Netto – que chegou a ser cotado para uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas – assumiu ontem a Controladoria Geral da Prefeitura de Itapemirim. De acordo com a assessoria da prefeitura, Holdar foi indicado pelo delegado federal e ex-secretário Eugênio Ricas, para quem o prefeito Thiago Peçanha pediu sugestão.

Presidente do PV é reeleito, mas...
Após adiar a convenção por conta do mau tempo, o presidente do PV-ES, Fabrício Machado, convocou para a última terça a eleição, mas a chapa 2, liderada pelo deputado Luciano Machado, não participou. “Eles mudaram o estatuto que não permitia a eleição de inadimplentes e não iríamos aceitar isso”, disse Luciano. Fabrício disse que concedeu a isenção a todos e que a chapa 1, com ele à frente, foi eleita. “Foi votação unânime. Mandato é até 2023”.

Galeria

Vai parar na justiça
O deputado Luciano Machado disse que a tendência é a chapa 2 ir para a Justiça para anular a eleição, que ele considera irregular.

Lições do Espírito Santo
O ex-governador Hartung abre hoje, às 16h, o Webinário do Insper “A grande concertação: lições do Espírito Santo para o Brasil”, com o tema “A política de ruptura” em que falará do seu 1º mandato à frente de um estado dominado pelo crime organizado.

O caçador de confusão
“Nunca vi uma Assembleia tão omissa. Nem na Era Gratz, a Ales esteve tão calada”. Do vereador de Vitória Gilvan da Federal (Patriota), mirando sua artilharia nos deputados.

A caçadora de fake news
Só ontem, durante a sessão, a vereadora Karla Coser desmentiu três falas do colega Gilvan da Federal.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: