X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

MEC diz que aulas online vão valer como carga horária


O Ministério da Educação (MEC) autorizou escolas a contabilizarem atividades remotas para compor as 800 horas exigidas para o ano letivo. A proposta pretende minimizar a necessidade de reposição presencial, permitindo manter o fluxo de atividades escolares durante a quarentena devido à pandemia.

Meios digitais, videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio e material didático entregue impresso são alternativas sugeridas que podem ser computadas. Em função da pandemia, o ano de 2020 não precisa cumprir 200 dias letivos.

A medida faz parte do pacote de diretrizes elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologadas na segunda-feira pelo MEC, que orienta a reorganização das atividades acadêmicas durante a situação de emergência por causa da Covid-19.

Em Vila Velha, as escolas municipais utilizarão as atividades remotas do site Conectados da Vila para computar carga horária obrigatória. O conteúdo estudado em casa também já está sendo considerado pela rede privada.

Segundo o superintendente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Geraldo Diório, alunos com bom aproveitamento em casa podem não precisar da reposição.

“Os alunos que tiveram defasagem no ensino remoto serão amparados para receber reforço e revisar o conteúdo”, afirmou.

Outra orientação é quanto à utilização de períodos não previstos, como sábados e férias de julho, para compensar as horas necessárias para o cumprimento do ano letivo.

No Espírito Santo, escolas estaduais trabalham com a possibilidade de abrir as portas aos sábados, dependendo da evolução da pandemia. Os municípios de Cariacica e Serra também avaliam atividades aos sábados após a volta às escolas.

Tarefas no contraturno também são avaliadas. Os calendários devem ser definidos assim que houver perspectiva de retomada.

O secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins Aguiar, destaca que nenhuma estratégia será desalinhada do Estado. “Os professores atendem a mais de uma rede de ensino, então temos de pensar em um calendário de reposição unificado”.

Imagem ilustrativa da imagem MEC diz que aulas online vão valer como carga horária
A empresária Sueda Calanzani Moreira, 35, com a filha Melyne, de 11 anos.
Bons resultados em casa

A empresária Sueda Calanzani Moreira, 35, avalia que o ensino remoto tem gerado resultados positivos para a filha Melyne, de 11 anos, que está cursando o 6º ano do ensino fundamental no Centro Educacional Sonho Meu.

O aprendizado acontece através de plataforma disponibilizada pela escola, com videoaulas e exercícios para os alunos. Sueda auxilia a filha nos estudos e recebeu bem a notícia de que as tarefas em casa podem ser consideradas.

“Não é igual à escola, mas dada à situação, ela está aprendendo, mesmo estando fora da escola há dois meses”, afirma Sueda. “Acredito que deverá ter uma avaliação para verificar o que as crianças aprenderam, mas esse período deve valer sim”.

Saiba mais

Ministério da Educação

  • Os sistemas de ensino podem computar atividades não presenciais para cumprimento da carga horária.
  • Meios digitais, videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio e materiais didáticos entregues impressos são alternativas sugeridas.
  • As 800 horas de aulas exigidas podem ser organizadas em período diferente dos 200 dias letivos anuais.
  • A reposição pós-pandemia poderá ser em períodos não previstos, como sábados e recesso em julho. Férias poderão ser reprogramadas.
  • A ampliação da jornada escolar diária ou utilização do contraturno também podem ser consideradas.
  • Na parte do documento que trata sobre avaliações e exames nacionais e estaduais e de instrumentos avaliativos, o MEC encaminhou o texto ao CNE para uma nova proposta.
  • Para a educação infantil, a orientação é buscar aproximação virtual com as famílias, de modo a estreitar vínculos e sugerir atividades às crianças e aos responsáveis.
  • Nos anos iniciais do ensino fundamental, as atividades não presenciais devem delimitar o papel dos adultos que convivem com os alunos.
  • Nos anos finais do ensino fundamental e no médio, as atividades não presenciais devem ter mais espaço. O apoio dos adultos deve ser com planejamentos, metas, horários de estudo presencial ou online, já que esses alunos têm mais autonomia.

Sedu

  • As aulas aos sábados são uma possibilidade, dependendo da evolução da pandemia.
  • Até o momento, a rede estadual não tem considerado as atividades pedagógicas não presenciais como carga horária letiva.

Cariacica

  • Aulas aos sábados, em feriados ou em períodos que seriam recesso são consideradas no município, que tem feito simulações de como ficaria o calendário acadêmico considerando o retorno às escolas em julho, agosto ou outros períodos.
  • A rede municipal ainda desenvolve projeto que fomenta atividades no contraturno e que poderão compor as horas exigidas.

Serra

  • O município informou que tem discutido estratégia de reposição e vai cumprir as 800 horas exigidas.
  • Todas as possibilidades são consideradas, como aulas presenciais ou não presenciais aos sábados.

Vila Velha

  • Atividades do site Conectados da Vila serão computadas na carga horária obrigatória.
  • O município também avalia as diferentes propostas de reposição de aulas presenciais ou complementação no contraturno.

Vitória

  • Informou estar acompanhando experiências internacionais e de todo o País sobre métodos para reorganizar o calendário e a dinâmica escolar.
  • As unidades de ensino e os profissionais da rede também estão debatendo a retomada das atividades.
Fonte: MEC, Sedu e prefeituras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: