Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Marco do saneamento leva Cesan a novas parcerias

| 19/07/2020, 09:24 09:24 h | Atualizado em 19/07/2020, 09:29

Sancionado, o novo marco regulatório do saneamento foi bem recebido pela Cesan. Ainda que o Presidente tenha vetado o item que permite às empresas de saneamento prorrogar contratos por até 30 anos (Congresso pode derrubar ou manter o veto).

A Cesan, que atua em 52 dos 78 municípios capixabas, se diz preparada para concorrer nas licitações de serviços em novos locais, e incrementar Parceria Público-Privada (PPP). Depois da Serra e Vila Velha, Cariacica é o próximo município onde a PPP será aplicada, conforme edital publicado e aberto.

Cortina de fumaça

No burburinho da Assembleia Legislativa, a aprovação do projeto que obriga identificar comprador de fogos de artifício foi recebida assim, assim. É bem-intencionado, mas não parece impeditivo ao tráfico que usa e abusa de comprar armas e outras coisas mais no clandestino.

Norte universitário

Por meio do cadastro dos alunos, a Ufes realiza levantamento destinado a acabar com exclusão digital de considerável número, e possibilitar as aulas remotas. A tendência é seguir a UFRJ, e disponibilizar computadores, tablets e celulares adquiridos com verba do MEC .

Capixaba na Flip

Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura deste ano com o romance “Encontro Você no Oitavo Round”, Caê Guimarães aguarda a confirmação da data da Feira Literária de Paraty (Flip) – a mais importante do mercado nacional – , adiada inicialmente para novembro.

Vai ser lá o lançamento do seu romance, pela editora Record e tiragem inicial de dois mil livros. Em 2021, “espero que sem pandemia”, diz ele, irá participar de um circuito nacional do Sesc. Sobre a importância do prêmio, compara: “Botei gasolina azul”.

Duas realidades

Advogado Michel Minassa, crítico e sempre bem-humorado, não economiza elogios aos serviços online da Justiça Federal. Mas deplora o estágio “analógico” da Justiça estadual. “A pandemia escancarou isso”, frisa.

Assim se passaram quatro longos meses...

No último domingo do verão passado, 15 de março, havia sol, pessoas circulando, praias lotadas e clima de festa só interrompido por reclamações quanto aos jogadores de “altinha” e caixas de som pelas areias. Éramos felizes e não... Súbito soou o toque do isolamento.

Que abacaxi...

Os prefeitos de Presidente Kennedy, Dorley Jordão, e Marataízes, Roberto Batista (Tininho), se estranharam por causa do contágio da Covid-19, com acusações de falta de protocolo sanitário.
Num enredo tipo “a culpa é do vizinho”, sobrou até para os vendedores de abacaxi da região. Chegaram a ser considerados responsáveis por espalhar o vírus.

Omissão

Da escritora Ligia Bahia, refletindo sobre a saúde pública: “Governantes omitem a parte principal da história: quando doentes, correm para hospitais privados de excelência”.

Armazéns da Codesa na pauta

Tramita na Câmara de Patrimônio do Conselho Estadual de Cultura a proposta para o tombamento de armazéns da Codesa. A ideia é transformar em espaço para atividades culturais e gastronômicas. Se possível, antes que a anunciada privatização do Porto de Vitória deixe todos a ver navios.


Curta


Impacto no Convento

Isolamento afastou visitantes do Convento da Penha, mas fiéis andam contribuindo para a sua manutenção através das redes sociais.

Banco online

Primeira agência digital do Banestes funciona no edifício Palas Center, no Centro de Vitória, e não na Reta da Penha.

Segue a novela

O uso dos antigos galpões do IBC, em Jardim da Penha, Vitória, rende polêmica. A última é que o espaço da Conab pode dar lugar a prédios e lojas comerciais.

Ama ou odeia

Moda do drive-in para shows divide opiniões, mas para filmes virou uma tendência que evoca bons tempos no “escurinho do cinema”.

Filosofia na pandemia

No “novo normal”, a palavra de ordem é “criar um protocolo”.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: