X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Trânsito

Mais de 69 mil veículos voltam a passar na 3ª Ponte


Imagem ilustrativa da imagem Mais de 69 mil veículos voltam a passar na 3ª Ponte
Movimento de veículos na Terceira Ponte: sem atividades escolares, circulação fica 20% abaixo do normal |  Foto: Beto Morais / AT

O trânsito na Grande Vitória está voltando ao seu “velho normal”. Com a liberação de diversos serviços durante a pandemia, o fluxo de veículos aumentou nas últimas semanas, trazendo novamente o engarrafamento para o dia a dia da população.

Na Terceira Ponte, por exemplo, mais de 69 mil veículos voltaram a circular nos últimos dias, como mostra um levantamento feito por A Tribuna com dados da Rodosol.

Quem passa por lá já percebeu a fila se formando novamente, principalmente no fim da tarde, no sentido Vitória-Vila Velha.

No dia 10 de abril, uma sexta-feira, durante o auge do isolamento social, o pedágio da ponte registrou a passagem de 29.926 veículos. Já na sexta-feira da semana passada, dia 4 de setembro — véspera de feriadão —, foram 87.094 veículos.

O fluxo atual está próximo de alcançar o que era registrado em março, antes da pandemia. No dia 6 daquele mês, 98.402 veículos passaram pela via.

A média diária de veículos também mostra que o congestionamento voltou de vez. Abril foi o mês com menos carros por lá, com uma média de 42 mil ao dia. O fluxo se manteve baixo em maio, quando a ponte registrou a média de 49 mil veículos.

A partir daí, só foi subindo: 56 mil em junho, 64 mil em julho, 68 mil em agosto e 69 mil na média dos primeiros dias de setembro.

Para o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, esse aumento no fluxo só não tem impactado negativamente o trânsito porque a avenida Vitória foi totalmente liberada das interdições no início deste mês.

“A Avenida Vitória era um grande gargalo, e a inauguração coincidiu com o aumento do número de veículos. Com isso, não tem havido grandes problemas, pois ela acabou desafogando o trânsito e impedindo lentidões”, afirmou o secretário.

Fronzio também ressaltou que o fluxo no trânsito ainda não voltou ao que era antes por conta das aulas, que ainda estão paralisadas.

Somente a circulação provocada pela atividade escolar representa 20% da frota de veículos na capital, de acordo com o secretário.

“Quando as aulas retornarem, será preciso a paciência de todos, pois o padrão vai voltar. Mas acredito que mesmo com o retorno, não teremos tantos problemas como antes, por conta das vias que estão liberadas”, disse Fronzio.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 69 mil veículos voltam a passar na 3ª Ponte

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: