VÍDEO| Sem saber pilotar, passageiro pousa avião após comandante passar mal
Questionado pelos profissionais sobre a posição do avião, o rapaz mostrou-se leigo no assunto, mas não desesperou-se. “Não faço ideia”, disse o passageiro. “Eu posso ver a costa da Flórida na minha frente"
Escute essa reportagem
Um homem tornou-se herói e ajudou a salvar a vida de diversas pessoas ao pousar um avião mesmo sem qualquer experiência como piloto. O situação inusitada aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (10). O pouso foi realizado no Aeroporto Internacional de Palm Beach.
Segundo informações da imprensa norte-americana, o rapaz, que não teve a identidade revelada, assumiu controle da aeronave depois que o piloto teve uma emergência médica e ficou incapacitado de completar a viagem.

O passageiro adentrou a cabine de controle com a ajuda de outro homem e conseguiu contato com a torre de controle pelo rádio.
“Tenho uma situação séria aqui. Meu piloto ficou incosciente. Eu não tenho ideia de como pilotar o avião”, declarou ele aos controladores, que perguntaram qual era a posição em que estava.
Questionado pelos profissionais sobre a posição do avião, o rapaz mostrou-se leigo no assunto, mas não desesperou-se. “Não faço ideia”, disse o passageiro. “Eu posso ver a costa da Flórida na minha frente. E eu não faço ideia.”
Os controladores pediram para que o passageiro tentasse manter as asas da aeronave niveladas e seguir a costa, independentemente de ir para sul ou norte, enquanto eles tentavam localizá-la.
Após alguns minutos, os profissionais conseguiram encontrar o avião e passaram a orientar o passageiro de maneira mais minuciosa. Com a ajuda do rádio, o homem conseguiu pousar a aeronave com segurança no Aeroporto Internacional de Palm Beach.
“Vocês acabaram de testemunhar um passageiro pousando aquele avião”, anunciou um dos controladores após a façanha, para surpresa de seus colegas.
Detalhes da aeronave
A aeronave pilotada pelo rapaz era uma Cessna Caravan, que pode levar 14 passageiros e atinge velocidade de até 340 km/h. Segundo um especialista relatou à imprensa local, trata-se de um avião difícil de controlar.
“Essa é a primeira vez que eu vejo um desses (Cessna Caravans) sendo pousado por alguém que não tem experiência aeronáutica”, contou John Nance.
Comentários