X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Ucrânia entra com pedido formal para se juntar à União Europeia

Zelenski pediu ao bloco urgência na análise da solicitação


O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, afirmou nesta segunda-feira (28) que assinou um pedido formal para que a Ucrânia se junte à União Europeia. O mandatário pediu ao bloco europeu que analise a solicitação em caráter de urgência e a submeta a um novo procedimento especial, dada a gravidade da ofensiva militar russa no país, que chega ao quinto dia.

"Nosso objetivo é estar ao lado de europeus e, mais importante, estar no mesmo patamar", afirmou Zelenski em discurso transmitido da capital Kiev. O pedido vem após a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarar, em entrevista neste sábado (26), que a ideia é integrar a Ucrânia "gradativamente" ao bloco, sem indicar quando.

A Ucrânia deu o primeiro passo para se juntar à União Europeia no início de 2014, mas o progresso tem sido lento. O objetivo de Kiev de se alinhar à Europa e ao Ocidente foi um dos motivos que levou aos conflitos separatistas na parte oriental do país. Os separatistas são apoiados pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, que comanda a atual invasão da Ucrânia, que já deixou mais de 300 civis ucranianos mortos.

Zelenski afirma que as forças ucranianas mataram 4.500 soldados russos desde o início da invasão, na quinta-feira (24). Entre os ucranianos, o governo contabiliza mais de 300 civis mortos, incluindo 14 crianças, até a noite deste domingo (27). "Os europeus sabem que nossos soldados estão lutando por nosso país e, consequentemente, por toda a Europa".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: