X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Trump ganha força nas pesquisas, mas disputa acirrada mantém Harris no páreo


Ouvir

Escute essa reportagem

A pouco mais de uma semana das eleições nos Estados Unidos, pesquisas de intenções de votos e modelos matemáticos continuam mostrando uma corrida acirrada entre o ex-presidente Donald Trump e a vice-presidente Kamala Harris. Pelo menos três sondagens nos últimos dias mostraram os dois numericamente empatados a nível nacional.

Segundo o agregado de levantamentos do RealClear Polling, Trump aparece com 48,5% da preferência do eleitorado, uma vantagem marginal de 0,1 ponto porcentual ante Harris. No começo deste mês, a democrata estava à frente por 2 pontos porcentuais. A ferramenta mostra também que o republicano agora lidera nos principais Estados que definirão o pleito, entre eles Michigan, Pensilvânia, Arizona e Carolina do Norte.

Em compensação, o compilado medido pelo estatístico Nate Silver mostra um quadro divergente: pelos cálculos dele, Harris está na dianteira nacionalmente por uma margem de 1,2 ponto porcentual.

Neste quadro, o modelo matemático da The Economics, que inclui pesquisas e outras variáveis, indica 55% de probabilidade de Trump sair vitorioso, ante 45% para Harris. De forma similar, ferramenta análoga do 538 coloca o republicano com 54% de chance de vencer.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: