Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Trump autoriza fim de sigilo de investigação sobre interferência russa em eleição

| 07/10/2020 11:04 h

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça-feira (6), que autorizou a retirada do sigilo de todos os documentos relacionados às investigações federais sobre a interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 e também sobre o uso de um servidor privado para e-mails de governo da ex-secretária de Estado Hillary Clinton

"Eu autorizei totalmente o fim do sigilo total todos os documentos pertencentes ao maior crime político da história americana, o boato da Rússia. Da mesma forma, o escândalo de e-mail de Hillary Clinton", escreveu Trump no Twitter.

Imagem ilustrativa da imagem Trump autoriza fim de sigilo de investigação sobre interferência russa em eleição

Relatórios produzidos por agências de inteligência em 2017 concluíram que a Rússia interferiu na eleição presidencial americana de 2016. Os estudos concluíram que a ação de Moscou teve como objetivo prejudicar a candidatura da democrata Hillary Clinton e ajudar Donald Trump.

Em setembro deste ano, o diretor do FBI, Christopher A. Wray, afirmou em um comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos que a Rússia está elaborando uma campanha de desinformação contra o ex-vice-presidente Joe Biden, candidato democrata na eleição de 2020. Segundo ele, o objetivo da Rússia é "semear divisão e a discórdia" na sociedade americana.

Por sua vez, o caso dos e-mails de Hillary, que utilizou um servidor privado com fins profissionais quando era secretária de Estado (2009-2013), é um dos pontos que seus adversários republicanos exploraram com sucesso na última corrida pela Casa Branca. Ela nega que o conteúdo das mensagens era secreto. Embora um inquérito tenha sido aberto em 2016, nenhuma irregularidade foi constatada até o momento. (Com agências internacionais).
 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS