X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Testamento do papa: Francisco quer sepulcro em basílica dedicada a Maria

De acordo com as instruções, o sepulcro deve ser na terra, sem ornamentação especial, e com uma única inscrição: "Franciscus"


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Testamento do papa: Francisco quer sepulcro em basílica dedicada a Maria
|  Foto: ANDREW MEDICHINI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Vaticano divulgou o testamento do Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21). O pontíficie quer ser enterrado de forma simples na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

De acordo com as instruções, o sepulcro deve ser na terra, sem ornamentação especial, e com uma única inscrição: "Franciscus".

No documento, o papa revela que no "antiquíssimo santuário mariano, costumava ir para rezar no início e no final de cada viagem apostólica, a fim de confiar com fé as minhas intenções à mãe imaculada e agradecê-la pelo cuidado dócil e materno".

Francisco também deseja recompensa aos fiéis que o destinaram orações, e fala do sofrimento que passou nos seus últimos dias.

Confira o textamento na íntegra:

Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o entardecer da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária apenas quanto ao local da minha sepultura.

Confiei sempre minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, à espera do dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde costumava rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, confiando com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo-Lhe pelo cuidado dócil e materno.

Peço que minha tumba seja preparada no lóculo da nave lateral, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal, como indicado no anexo em anexo.

O sepulcro deve estar na terra; simples, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas com a quantia de um benfeitor que designei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore conforme instruções que providenciei entregar a Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.

Que o Senhor conceda a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e continuarão a rezar por mim.

O sofrimento que esteve presente na parte final da minha vida, ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

O papa Francisco, de 88 anos, morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano, às 7h35 (2h35 no horário de Brasília). O “Bispo de Roma retornou à casa do Pai”, informou a Santa Sé, um dia após uma das datas mais sagradas do calendário católico, encerrando uma vida dedicada à fé em meio às celebrações da ressurreição de Cristo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: