Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Rússia pode atacar Ucrânia neste fim de semana, afirmam EUA

Em caso de ataque, "nenhuma opção está excluída" pelos Estados Unidos

Redação Tribuna Online, com informações de agências | 11/02/2022 18:45 h | Atualizado em 11/02/2022, 19:19

De acordo com Washington, a Rússia pode estar preparando um ataque iminente na fronteira ucraniana para este final de semana. O alerta foi feito pelos Estados Unidos que advertiram nesta terça-feira (18) para "uma situação extremamente perigosa" na Ucrânia.

O porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que tem visto através dos exercícios militares entre a Rússia e Belarus uma "nova abordagem dos russos, se decidirem realizar ações contra a Ucrânia". Em caso de ataque, "nenhuma opção está excluída" pelos Estados Unidos, reiterou, sugerindo uma resposta de Washington.

No fim da semana passada, os Estados Unidos já havia acusado Moscou de ter enviado à Ucrânia agentes encarregados de realizar operações de sabotagem. O objetivo era de criar um pretexto para uma invasão. A forma em que foi dita por parte do governo americano coincide com o lançamento de uma nova tentativa de diálogo com a Rússia.

De forma anônima, uma autoridade americana afirmou que o objetivo de Blinken é tentar "uma saída diplomática" e encontrar "pontos em comum" para convencer o governo russo a recuar na Ucrânia. Com isso, vários países europeus vêm expressando sua profunda preocupação com um conflito militar, apesar de Moscou recusar que haja planos de uma invasão no país vizinho.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS