X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 23°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • COPA DO MUNDO DE CLUBES
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • Polícia
    • Economia
    • Política
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • PROJETOS
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • CUIDE-SE BEM
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Negócio Rural
    • 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA
    • Prêmio Artesanato
    • TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS
    • Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Internacional

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Portugal, Canadá, Reino Unido e França falam em reconhecer Estado da Palestina

Procedimento para legitimar a Palestina pode ser concluído durante a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro

foto autor
Daniela Arcanjo e Aurelie Von Blazekovic, da Agência Folhapress
31/07/2025 - 19:02

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Portugal, Canadá, Reino Unido e França falam em reconhecer Estado da Palestina
Pessoas em luto carregam o corpo de um palestino que foi morto enquanto tentava chegar aos caminhões de ajuda humanitária que entravam no norte de Gaza pela passagem de Zikim com Israel, no Hospital Shifa, na Cidade de Gaza, nesta quinta- feira, 31 de julho de 2025 |  Foto: JEHAD ALSHRAFI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Portugal se juntou a Reino Unido, França e Canadá nesta quinta-feira (31) ao sinalizar que vai reconhecer o Estado da Palestina em meio a uma crise humanitária sem precedentes na Faixa de Gaza, assolada por 22 meses de guerra com Israel.

Segundo comunicado do gabinete do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, o procedimento para legitimar a Palestina pode ser concluído durante a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro. O processo envolve ouvir o Parlamento e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Muitos dos Estados com que Portugal tem concertado posições sobre a matéria evidenciaram disponibilidade para iniciar o procedimento de reconhecimento do Estado palestino", afirma o comunicado do premiê, que lidera uma coalizão de centro-direita.

O anúncio acontece após mais de 70 anos de conflito na região e no momento em que mortes por fome dispararam em Gaza devido à catastrófica crise causada pela restrição de ajuda humanitária imposta por Israel.

Na última terça (29), o IPC (Classificação Integrada de Fases de Segurança Alimentar), iniciativa apoiada pela ONU, afirmou que Gaza sofre "o pior cenário possível" de fome e que uma em cada três pessoas no território passa vários dias sem comer nada.

Segundo o gabinete português, a medida se justifica pela disposição de nações árabes em normalizar as relações com Israel e pela "evolução altamente preocupante do conflito, seja na dimensão humanitária, seja na repetida alusão à possibilidade de anexação de territórios palestinos".

O comunicado cita ainda garantias dadas pela ANP (Autoridade Nacional Palestina), organização reconhecida internacionalmente como representante do povo palestino. Dentre elas estão a condenação dos ataques terroristas do Hamas, a libertação dos sequestrados pela facção, a aceitação de um Estado palestino desmilitarizado, a retomada da administração de Gaza e o reconhecimento de Israel.

Antes de Portugal, Canadá, França e Reino Unido também manifestaram a pretensão de reconhecer um Estado palestino em breve.

No caso de Paris, a decisão foi anunciada pelo presidente Emmanuel Macron na última quinta (24). Já o premiê britânico, Keir Starmer, fez pronunciamento parecido na terça, afirmando que reconhecerá a Palestina caso o governo israelense não tome medidas para acabar com a "situação terrível" em Gaza. Canadá, por fim, sinalizou na mesma direção na quarta (30).

Caso o reconhecimento realmente ocorra, os países vão passar a compor o grupo de mais de 140 nações que legitimam a Palestina, de acordo com contagem da ANP —Eslovênia é o mais recente Estado a entrar na lista, em maio do ano passado, logo após Espanha, Irlanda e Noruega.

Uma ausência notável, entretanto, é a Alemanha. Nesta quinta, o ministro das Relações Exteriores do país, Johann Wadephul, disse durante viagem a Jerusalém que Berlim não tem planos de reconhecer a Palestina.

Segundo ele, a Alemanha continua comprometida com uma solução negociada de dois Estados, mas o ministro alertou que Israel corre o risco de se isolar na comunidade internacional. "Se há um país que tem a responsabilidade de evitar isso, na minha opinião, é a Alemanha", disse Wadephul a jornalistas, em referência ao passado nazista. O ministro se reuniu com o primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu.

Antes de embarcar, Wadephul afirmou que Israel precisa agir "de forma imediata, abrangente e sustentável" diante da "situação catastrófica" na Faixa de Gaza. A morte e o sofrimento atingiram "dimensões inimagináveis", disse ele. Ao mesmo tempo, o ministro alertou Israel contra uma escalada no conflito. "A Alemanha também será forçada a reagir a ações unilaterais", disse, sem entrar em detalhes.

Até agora, ter o apoio de três quartos dos 193 países-membros da ONU, incluindo o Brasil, não garantiu a adesão a órgãos internacionais. Isso porque, para ingressar nas Nações Unidas, o postulante deve ser aprovado por mais da metade de um comitê do Conselho de Segurança composto pelos 15 membros e não ser vetado por nenhum dos cinco integrantes permanentes (Estados Unidos, Rússia, França, China e Reino Unido).

Os últimos países a acenarem pela criação de um Estado palestino, no entanto, aumentam a pressão para uma mudança nessa conjuntura, já que incluem França e Reino Unido. Mesmo assim, é improvável que os EUA deem o aval e não vetem a Palestina na ONU.

Em entrevista ao portal SIC Notícias, o ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, negou que a decisão tenha sido tomada somente por causa do movimento de outros países. "Isto foi combinado entre todos nós. Não é o presidente Macron que decide sozinho e nós vamos atrás", afirmou o chanceler. "É uma matéria que estamos a decidir em conjunto."

Rangel afirmou ainda que o reconhecimento sempre esteve na mesa e criticou partidos de esquerda que classificaram a decisão de tardia, mas, segundo ele, "tiveram oito anos para reconhecer a Palestina e não fizeram nada".

"O primeiro governo português a não autorizar a exportação de armas para Israel, logo em abril de 2024, foi este governo", disse. "Sempre dissemos que íamos fazer o reconhecimento quando ele tivesse um efeito útil. O efeito útil está aqui", continuou, em referência às garantias de afastamento do Hamas do poder.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Pessoas em luto carregam o corpo de um palestino que foi morto enquanto tentava chegar aos caminhões de ajuda humanitária que entravam no norte de Gaza pela passagem de Zikim com Israel, no Hospital Shifa, na Cidade de Gaza, nesta quinta- feira, 31 de julho de 2025

INTERNACIONAL

Trump diz ter nojo de ações russas contra Ucrânia e volta a prometer sanções contra Putin

Pessoas em luto carregam o corpo de um palestino que foi morto enquanto tentava chegar aos caminhões de ajuda humanitária que entravam no norte de Gaza pela passagem de Zikim com Israel, no Hospital Shifa, na Cidade de Gaza, nesta quinta- feira, 31 de julho de 2025

INTERNACIONAL

Veja quem já foi sancionado com a Lei Magnitsky, aplicada a Moraes pelos EUA

Pessoas em luto carregam o corpo de um palestino que foi morto enquanto tentava chegar aos caminhões de ajuda humanitária que entravam no norte de Gaza pela passagem de Zikim com Israel, no Hospital Shifa, na Cidade de Gaza, nesta quinta- feira, 31 de julho de 2025

INTERNACIONAL

Rússia diz ter tomado cidade estratégica do leste da Ucrânia; Kiev nega

Pessoas em luto carregam o corpo de um palestino que foi morto enquanto tentava chegar aos caminhões de ajuda humanitária que entravam no norte de Gaza pela passagem de Zikim com Israel, no Hospital Shifa, na Cidade de Gaza, nesta quinta- feira, 31 de julho de 2025

INTERNACIONAL

Índia: bebê de um ano mata cobra a mordidas após réptil se enrolar em suas mãos

Ícone tags Tags direitos humanos gaza palestina Política Internacional Relações Exteriores
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM