X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Internacional

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Papa alerta contra legalização das drogas e chama traficantes de 'assassinos'

Pontífice comentou sobre a necessidade de prevenção, ensinando aos jovens os "valores que constroem a vida pessoal"

foto autor
Estadão Conteúdo
26/06/2024 - 7:33 • Atualizada em 26/06/2024 às 8:02

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Papa alerta contra legalização das drogas e chama traficantes de 'assassinos'
Papa Francisco durante audiência geral semanal realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira |  Foto: Andrew Medichini/Associated Press/Estadão Conteúdo

O Papa Francisco alertou contra a legalização das drogas e chamou traficantes de "assassinos" em discurso durante sua audiência semanal na praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (26). A fala do pontífice se deu no contexto do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1987 e celebrado nesta quarta-feira.

"A redução da dependência de drogas não pode ser alcançada através da liberalização do seu consumo, isto é uma ilusão, como foi proposto por alguns, ou já implementado, em alguns países. Se for liberalizada o consumo será maior", disse.

O religioso comentou sobre a necessidade de prevenção, ensinando aos jovens os "valores que constroem a vida pessoal" e dando suporte as pessoas que já estão em vício.

"Não podemos ignorar as intenções e más ações dos distribuidores e traficantes de drogas. Eles são assassinos", disse o Papa, que deu continuidade a fala sobre traficantes pouco depois, chamando-os de "traficantes da morte".

"Quantos traficantes de morte existem, porque os traficantes de drogas são traficantes de morte! - quantos traficantes de morte existem, movidos pela lógica do poder e do dinheiro a qualquer custo! Esta praga, que produz violência e semeia sofrimento e morte, exige um ato de coragem de toda a nossa sociedade", disse.

Francisco também destacou o impacto da produção e do tráfico das substâncias no meio ambiente. "Isto tem se tornado cada vez mais evidente na bacia amazônica".

O Papa não falou especificamente sobre nenhuma droga e nem fez diferenciação entre as drogas consideradas "pesadas", como cocaína, ou drogas consideradas "leves" como a maconha, legalizada em diversos países par uso recreativo.

Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar o porte da maconha para uso pessoal no Brasil. Mesmo com a maioria para extinguir a penalidade já formada, a Corte ainda vai decidir alguns critérios que terão impacto em decisões judiciais futuras.

Nesta quarta, discussão segue para definição de uma quantidade fixa da substância para diferenciar o consumo próprio da prática de tráfico e o resultado oficial.

Com o resultado, fumar maconha continua proibido, porém sua penalidade se dará no âmbito administrativo, ou seja, não pode render penas criminais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Papa Francisco durante audiência geral semanal realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira

INTERNACIONAL

Tribunal de Haia emite ordens de prisão contra generais da Rússia

Papa Francisco durante audiência geral semanal realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira

INTERNACIONAL

Assange se declara culpado como parte de acordo com a justiça dos EUA

Papa Francisco durante audiência geral semanal realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira

INTERNACIONAL

ONU irá suspender ajuda humanitária em Gaza caso Israel não proteja trabalhadores

Papa Francisco durante audiência geral semanal realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira

INTERNACIONAL

Rússia anuncia proibição de 81 veículos de comunicação europeus em seu território

Ícone tags Tags descriminalização da maconha Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas impacto ambiental do tráfico legalização de drogas Papa Francisco Tráfico de drogas
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso