X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Notas com retrato do rei Charles começam a circular


Os britânicos fizeram fila nesta quarta-feira, 5, em frente à sede do Banco da Inglaterra, em Londres, e nos Correios de todo o Reino Unido para colocar as mãos nas primeiras notas com o retrato do rei Charles III.

A face do monarca aparecerá em todas as quatro notas emitidas pelo Banco da Inglaterra - 5, 10, 20 e 50 libras - sem outras alterações no design atual. As notas coexistirão com as de sua mãe, a rainha Elizabeth II, a quem ele sucedeu como monarca após sua morte, em setembro de 2022.

Apesar de as notas já estarem em circulação, os britânicos podem não notá-las imediatamente em seus trocos ou saques em caixas eletrônicos - além de muitas transações no país serem feitas sem dinheiro.

Mas embora o uso da moeda física tenha diminuído ao longo dos anos, continua a ser particularmente importante para as famílias com rendimentos mais baixos e para aqueles que recebem benefícios sociais nos Correios locais. No ano passado, o país aprovou uma legislação para proteger o acesso ao dinheiro.

Inédito

Segundo a orientação da Casa Real, as novas notas serão impressas apenas para substituir as que estão gastas e para responder a qualquer aumento geral na procura. Existem mais de 4,6 bilhões de notas em circulação.

"Este é um momento histórico, pois é a primeira vez que alteramos o soberano nas nossas notas", disse o presidente do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey.

Em abril, Charles foi presenteado com as primeiras notas com o seu retrato e as elogiou como "muito bem desenhadas", ao mesmo tempo que expressou a sua surpresa por ser apenas o segundo monarca a estampá-las.

Embora o Banco da Inglaterra tenha começado a produzir notas no século 17, Elizabeth II foi a primeira monarca britânica a receber a honra, em 1960, em uma nota de 1 libra.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: