X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Na Irlanda, premiê Leo Varadkar anuncia que deixará o posto


Ouvir

Escute essa reportagem

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou nesta quarta-feira, 20, que deixará o posto, ao dizer que não se sente mais a melhor pessoa para o trabalho, o que abre caminho para um novo líder antes de eleições. Em entrevista coletiva, Varadkar disse que tinha "razões pessoais e políticas" para sair do cargo.

A decisão surpreendente ocorre no momento em seu partido, o Fine Gael, enfrenta dificuldades em pesquisas e não parece capaz de conseguir um quarto mandato consecutivo, em uma eleição esperada para o próximo ano. Varadkar se tornou o premiê mais jovem e o primeiro abertamente gay no posto na Irlanda, em 2017.

Em 2020, uma eleição viu seu partido centrista em terceiro lugar, mas ele entrou em coalizão com o Fianna Fail. O líder deste partido, Micheál Martin, ocupou o cargo de premiê por dois anos, com Varadkar como vice, e eles trocaram as funções em 2022.

Para a próxima eleição, o partido de esquerda e nacionalista Sinn Fein aparece neste momento à frente nas pesquisas, com quase 30% de apoio. O Fine Gael e o Fianna Fail estão com menos de 20% cada.

O Fine Gael deve eleger um novo líder nas próximas semanas. O Parlamento irlandês deve votar o nome entre meados e fim de abril. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: