X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Musk e Trump atacam agência de ajuda internacional dos EUA e principais diretores são afastados


Ouvir

Escute essa reportagem

O bilionário Elon Musk chamou neste domingo, 2, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) de "organização criminosa". A declaração foi feita através da sua conta no X (antigo Twitter). Pouco depois, o presidente Donald Trump afirmou que a agência é "administrada por lunáticos radicais (e) vamos tirá-los de lá". Também disse que está reconsiderando seu futuro no governo.

No mesmo dia, John Voorhees e Brian McGill, diretor e vice-diretor da agência, respectivamente, foram colocados em licença forçada pelo governo após impedirem que funcionários do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) acessassem documentos confidenciais. A conta da agência no X foi desativada e seu site permaneceu fora do ar no domingo.

A USAID é responsável pelo envio de ajuda humanitária dos EUA para outros países. Uma das primeiras ações de Trump ao retornar à Casa Branca em 20 de janeiro, foi congelar a ajuda de Washington a outros países por três meses, enquanto é determinado se os gastos são ou não do interesse do país.

Musk, que é o chefe do DOGE, chamou a agência de "organização criminosa" ao responder a um vídeo no a USAID acusada de supostamente estar envolvida "em trabalho sujo para a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA)" e em "censura" da "Internet".

Em outro post, Musk, sem evidências, questionava aos seus seguidores se sabiam que "a USAID, (está) usando SEUS impostos, financiou pesquisas sobre armas biológicas, incluindo a Covid-19, que matou milhões de pessoas?". O empresário não deu mais detalhes sobre as alegações, que autoridades do governo Joe Biden vincularam a uma campanha de desinformação russa.

Com ajuda internacional suspensa, trabalhadores humanitários dizem que há incerteza e que o impacto da medida já está sendo sentido entre países mais vulneráveis do mundo.

À frente do DOGE, Musk foi encarregado por Trump de cortar empregos no governo e o que ele vê como gastos desnecessários. Alguns relatos sugerem que o presidente republicano quer incorporar a USAID à estrutura do Departamento de Estado, mas sua equipe não respondeu a um pedido de comentário da AFP.

A USAID tem um orçamento de US$ 42,8 bilhões para ajuda humanitária e assistência ao desenvolvimento em todo o mundo. (Com agências internacionais).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: