X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Morre José Botafogo Gonçalves, diplomata e ex-ministro da Indústria, aos 89 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

O diplomata e ex-ministro da Indústria José Botafogo Gonçalves morreu nesta sexta-feira, 8, aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Nascido em Belo Horizonte, Gonçalves era graduado ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Por um breve período, entre 1998 e 1999, foi ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo no governo de Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, era vice-presidente emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

"Lamentamos profundamente e expressamos nossas condolências à família, amigos e colegas do embaixador", declarou a organização em nota.

Gonçalves começou na carreira diplomática em 1960. Ele ocupou o cargo de embaixador na Argentina de 2002 a 2004 e de embaixador especial de assuntos do Mercosul. Além disso, atuou nas embaixadas do Brasil em Moscou, Roma, Santiago, Paris e Bonn.

Em 1983, integrou a delegação responsável por renegociar a dívida externa brasileira e, entre 1985 e 1987, foi vice-presidente de Relações Externas do Banco Mundial, em Washington.

O diplomata deixa a esposa, Susana, os filhos Frederico, Rodrigo e Luciana, e sete netos.

"O ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e a secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, em nome do Itamaraty, expressam à família e aos muitos amigos e amigas do embaixador José Botafogo Gonçalves as mais sentidas condolências", disse o ministério, também por meio de nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: