X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Morre 2ª paciente a passar por transplante de rim de porco geneticamente modificado

Anúncio foi feito pelos cirurgiões do centro médico responsável pelo procedimento


Imagem ilustrativa da imagem Morre 2ª paciente a passar por transplante de rim de porco geneticamente modificado
Lisa Pisano tiha 54 anos e apresentava insuficiência renal e cardíaca |  Foto: Reprodução/YouTube

Morreu neste domingo, 7, Lisa Pisano, a segunda pessoa a receber um transplante de rim de porco geneticamente modificado no mundo. O anúncio foi feito pelos cirurgiões do centro médico NYU Langone Health, responsável pelo procedimento.

A paciente, de 54 anos, apresentava insuficiência renal e cardíaca, e realizou o transplante em 12 de abril deste ano, oito dias após fazer a implantação de uma bomba cardíaca mecânica.

Os médicos de Lisa informaram que, apesar da presença da bomba cardíaca, ela ainda necessitava de medicamentos que regulavam sua pressão arterial e cujo uso acabou levando à falha do rim transplantado e à sua remoção, no dia 29 de maio.

Em comunicado sobre a morte da paciente, Robert Montgomery, diretor do NYU Langone Transplant Institute, na cidade de Nova York, elogiou as contribuições de Lisa para a medicina, a cirurgia e os xenotransplantes (transplantes de órgãos de espécies diferentes).

"A sua bravura deu esperança a milhares de pessoas que vivem com insuficiência renal ou cardíaca em fase terminal e que poderão em breve se beneficiar do fornecimento alternativo de órgãos", escreveu o médico.

Lisa também fez história ao ser a primeira pessoa com uma bomba cardíaca mecânica a receber um transplante de órgão de qualquer tipo.

O primeiro paciente a receber um rim de porco geneticamente modificado foi Richard Slayman. O homem de 62 anos realizou a cirurgia em março, no Mass General Brigham, em Boston.

Conhecido como "Rick", ele morreu quase dois meses após passar pelo procedimento. Na época, a equipe do hospital informou não ter nenhuma indicação de que a morte seria resultado do transplante.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: