Lula, Bolsonaro, Musk, Trump; veja reações à vitória de Javier Milei na Argentina
Líderes mundiais, políticos e empresários se manifestaram após a vitória de Javier Milei nas eleições argentinas
Escute essa reportagem
Momentos após o anúncio da vitória de Javier Milei nas eleições da Argentina neste domingo (19), líderes mundiais e celebridades parabenizaram o ultradireitista pela conquista.
Uma das primeiras reações foi do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que desejou "boa sorte e êxito ao novo governo" sem citar o nome de Milei.
Leia mais notícias Internacionais aqui
O presidente chileno, Gabriel Boric, saudou Milei nominalmente, enquanto Gustavo Petro, da Colômbia, afirmou estar "triste pela Argentina".
Jair Bolsonaro também se manifestou. "Parabéns ao povo argentino pela vitória com Javier Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós", escreveu o ex-presidente nas redes sociais.
O americano Donald Trump parodiou o próprio slogan político e disse que Milei fará "a Argentina grandiosa novamente".
No X, o bilionário Elon Musk comemorou a vitória de Milei. Em resposta a uma publicação que noticiava a vitória do ultradireitista, o empresário comentou que "a prosperidade vem aí para a Argentina."
Veja abaixo as reações à vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais argentinas
Lula, presidente do Brasil: "A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos."
Alberto Fernandez, presidente da Argentina: "Sou um homem democrático e nada valorizo mais do que o veredicto popular. Confio que amanhã poderemos começar a trabalhar com Javier Milei para garantir uma transição ordenada."
Gabriel Boric, presidente do Chile: "Hoje o povo argentino teve um dia democrático para eleger o seu Presidente para os próximos quatro anos. Saúdo Javier Milei pela vitória e Sergio Massa pelo digno reconhecimento da derrota. Desejo o melhor ao povo argentino e saiba que sempre terá nosso respeito e apoio. Como Presidente do Chile, trabalharei incansavelmente para manter as nossas nações irmãs unidas e colaborando para o bem-estar de todos."
Gustavo Petro, presidente da Colômbia: "A extrema direita venceu na Argentina; É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina e veremos... o neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade. As relações entre a Colômbia e a Argentina, os laços entre os seus povos serão mantidos no respeito mútuo. Parabenizo Milei. E esperamos da Argentina progressista as avaliações que permitam aos povos latino-americanos aprender com as lições da história."
Elon Musk, empresário: "A prosperidade argentina vem aí"
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos: "O mundo inteiro estava assistindo! Estou muito orgulhoso de você. Você mudará seu país e realmente tornará a Argentina grande novamente!"
Tarcísio Freitas, governador do Estado de São Paulo: "Parabenizo a Javier Milei pela eleição vitoriosa e desejo muito sucesso e sabedoria na condução do seu mandato."
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai "Saúdo o Presidente eleito Javier Milei. Temos muito que trabalhar juntos e melhorar nossas relações bilaterais"
Dina Boluearte, presidente do Peru: "O Peru expressa suas calorosas felicitações a Javier Milei por sua eleição como presidente da República Argentina. Desejando-lhe o maior sucesso em sua gestão, o Peru renova seu compromisso de continuar fortalecendo os laços históricos de amizade e cooperação que unem nossos países."
Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional da Presidência dos EUA: "Felicito Javier Milei pela sua eleição como Presidente da Argentina e ao povo argentino pela realização de eleições livres e justas. Esperamos continuar a desenvolver a nossa forte relação bilateral, baseada no nosso compromisso comum com os direitos humanos, os valores democráticos e a transparência."
Santiago Pena, presidente do Paraguai: "Parabenizo Javier Milei pela vitória e ofereço a mão cordial e fraterna do Paraguai para fortalecer as relações entre nossos países."
Dmitry Feoktistov, embaixador da Rússia na Argentina: "Esperamos que o caminho rumo ao compromisso com a multipolaridade, a uma política externa independente e a uma defesa firme dos interesses nacionais seja ainda mais desenvolvido. Estamos confiantes de que isto será facilitado pela adesão da Argentina ao BRICS, o que lhe abrirá novos horizontes e oportunidades."
Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile: "Felicitações a Javier Milei por seu grande triunfo presidencial e pelo povo argentino por uma bela jornada democrática. Que as ideias e as forças da Liberdade guiem e conduzam a Argentina pelos caminhos da Liberdade, da Justiça e do Progresso."
Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento: "Parabéns Javier Milei, presidente eleito da Argentina. No BID, estamos prontos para continuar a nossa colaboração com o país e promover o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo em benefício dos seus cidadãos."
Guillermo Lasso, presidente do Equador: "Os argentinos elegeram Javier Milei como seu novo presidente num processo democrático. O Governo do Equador felicita o Presidente eleito e deseja-lhe os maiores sucessos, para que possa resolver os problemas prementes do seu país e tomar as decisões mais adequadas que melhorem a qualidade de vida dos argentinos. Bom momento para as democracias da América Latina."
Santiago Abascal, presidente do Vox, partido espanhol de ultradireita: "Parabéns, querido Javier Milei, pela sua grande vitória nas eleições presidenciais argentinas. Hoje se abre um caminho de futuro e de esperança para os argentinos e para toda a América Latina, que celebramos na Espanha com especial alegria. Viva a Espanha, viva a Argentina, viva livre do socialismo e soberana!"
Comentários