X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 26°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Internacional

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Irã troca mensagens, mas rejeita negociação por fim da guerra com EUA e Israel, diz embaixador

foto autor
Estadão Conteúdo
31/03/2026 - 18:24
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, disse nesta terça-feira, 31, que seu governo troca mensagens, por meio de intermediários, com os Estados Unidos e Israel, mas deve se limitar a isso. Ele indicou que Teerã não quer se engajar agora em negociações para dar fim à guerra no Oriente Médio.

Segundo o embaixador, os Estados Unidos "usaram a ferramenta de diálogo como enganação". O diplomata disse que Teerã não quer entrar em novo ciclo de "guerra/cessar-fogo/ negociação", em que essas três fases se repetem indefinidamente. Ele também reclamou que, por duas vezes, os países rivais bombardearam a mesa de negociação.

O Irã tem protestado por ter sido atacado, em 28 de fevereiro, enquanto participava de tratativas diplomáticas e políticas sobre seu programa nuclear e o programa de mísseis balísticos.

Segundo o principal diplomata do regime islâmico no Brasil, as autoridades civis e militares iranianas entendem que possuem apoio público e que o povo iraniano rejeita a abertura de negociações.

Abdollah Nekounam Ghadiri não citou evidências, como pesquisas de opinião, mas afirmou que o assassinato de lideranças do Irã, como o aiatolá Ali Khamenei, então líder supremo, levaram à cobrança popular por respostas e punição.

"Recebemos algumas sugestões dos nossos amigos paquistaneses em prol do diálogo, e as nossas respostas para os outros lados e outras partes foram passadas por meio dos nossos amigos paquistaneses", disse o embaixador. "Essa troca de mensagens vai continuar, mas a opinião publica do Irã é contra a negociação com a outra parte. Eles pedem que as autoridades governamentais e militares não entrem nessas negociações."

O embaixador não quis responder se descartava a participação iraniana em uma proposta de conversa no Paquistão. Ele também não explicitou quais são as demandas do Irã, mas admitiu que o governo paquistanês tem feito a ponte com os EUA e facilitado o diálogo. Por meio de Islamabad, o Irã recebeu uma proposta de 15 pontos para chegar a um cessar-fogo, com exigências americanas. O documento foi rejeitado publicamente pelo regime iraniano, que impôs cinco condições.

"Diferentemente das ilusões do presidente dos EUA de que ele negocia com algumas pessoas nenhuma autoridade americana conversou com autoridade iraniana. Algumas mensagens foram enviadas e respondemos", afirmou Ghadiri, segundo quem não se discute a participação agora.

O governo do Irã vem sendo pressionado a se engajar em negociações diplomáticas, mediadas por Turquia e Paquistão. O governo paquistanês se disse pronto para sediar uma primeira rodada de conversas. Delegações de chanceleres da Arábia Saudita, do Egito e da Turquia se reuniram na capital paquistanesa. O chanceler do Irã, Abbas Araghchi, conversou por telefone com o chanceler turco, Hakan Fidan.

Bloqueio de Ormuz

A principal demanda americana e esforço diplomático de Washington, no momento, é pela liberação total do tráfego no Estreito de Ormuz, a fim de normalizar cadeias de suprimento energético, sobretudo a disparada no preço do barril de petróleo.

O presidente Donald Trump pressiona aliados, sem sucesso, a se mobilizarem militarmente para escoltar navios e liberar a navegação. Ele se irritou com o Reino Unido e a França, entre outros.

O embaixador negou que o estreito de Ormuz esteja completamente bloqueado, mas defendeu que o Irã exerça uma "gestão estratégica" e reconheceu que o regime permite somente a passagem de navios sob bandeira de nações amigas.

Ele rejeitou qualquer possibilidade de conceder a passagem de embarcações destinadas aos EUA ou a Israel. O diplomata afirmou que, diferentemente de países que se fragilizaram com as restrições de entrada e saída em Ormuz, o Irã pode "resistir por um período mais longo".

"O estreito de Ormuz não está fechado, está sob nossa gestão estratégica. Todos permitiram a passagem de forma gratuita por anos. Precisa-se de um novo formato administrativo pra o estreito. Ele permanece aberto para nações amigas, tanto que no atual período de guerra as nações amigas conseguem passar os seus navios. Não vamos permitir quaisquer navios ou cargueiros que tem como destinatários os EUA e o regime sionista. Serão bloqueados. Isso mostra a gestão inteligente de nossa parte nesse estreito tão estratégico", afirmou o embaixador.

Os Estados Unidos têm dito que os próximos dias serão decisivos. O embaixador afirmou que a "autodefesa legítima" iraniana não tem limites e que responderá a cada ato americano ou israelense. Ele citou a possibilidade de uma invasão terrestre, e afirmou que os militares estão "prontos e esperando".

Fertilizantes

O embaixador disse que o Irã permanece com capacidade de fornecer ureia ao Brasil, desde que conversou com o principal exportador do fertilizante para empresas do agronegócio nacional.

O diplomata ressaltou que os compradores brasileiros devem fazer negócios diretamente com os transportadores iranianos. O preço da ureia já acumula alta de 70% em 2026.

O Irã teve uma participação limitada, de 0,4%, no total importado pelo Brasil, no ano passado, em fertilizantes químicos e adubos. O País é dependente da Rússia (26%), da China (18%) e do Canadá (10%).

Mas os fertilizantes são relevantes na pauta bilateral, respondendo por 79% de tudo que o Brasil importa do Irã. Segundo ele, cerca da metade da ureia usada no País vem do Irã.

O aumento nos preços, o veto a exportações por parte da Rússia, aliados à dependência brasileira de importações para suprir 85% da demanda interna, preocupam o governo brasileiro.

Conforme o diplomata, o Irã foi consegue manter a exportação por meio de navios cargueiros próprios. Segundo ele, algumas cargas já foram despachadas ao País.

"Até o presente momento e no cenário atual os produtos adquiridos para o Brasil não terão nenhum problema de serem exportados", assegurou.

Ele disse que, no futuro, após a guerra, as empresas brasileiras terão menos problemas para comprar a ureia de origem iraniana e realizar transações bancárias sem restrições de pagamentos, porque seu governo vai exigir o fim das sanções.

Ícone tags Tags embaixador Entrevista eua GHADIRI Guerra Irã Israel

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM