X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Hamas entrega primeiros 2 dos 6 reféns israelenses da última troca

Os dois reféns - Tal Shoham, 40, e Avera Mengistu, 39 - foram colocados em ambulâncias da Cruz Vermelha após serem libertados


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Hamas entrega primeiros 2 dos 6 reféns israelenses da última troca
|  Foto: Kalil Hamra / AP / Agência Estado

O Hamas libertou dois dos seis reféns israelenses que devem ser soltos neste sábado, 22, mesmo com a tensão crescente sobre o acordo de cessar-fogo.

Os dois reféns - Tal Shoham, 40, e Avera Mengistu, 39 - foram colocados em ambulâncias da Cruz Vermelha após serem levados para um palco por combatentes mascarados e armados do Hamas na frente de uma multidão na cidade de Rafah, no sul de Gaza. Logo depois, o exército israelense confirmou que os dois tinham sido levados para Israel.

A previsão é que os seis deste sábado sejam os últimos vivos a serem libertos pelo Hamas na primeira fase do cessar-fogo.

Mengistu, um etíope-israelense, estava detido em Gaza desde que entrou sozinho na área em 2014. Assistindo à transferência pela mídia israelense, a família de Mengistu começou a cantar uma canção hebraica, "Aqui está a Luz", ao vê-lo pela primeira vez em mais de uma década.

Shoham, da aldeia de Ma'ale Tzviya, no norte de Israel, estava visitando a família de sua esposa no Kibutz Be'eri quando militantes do Hamas invadiram a comunidade durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

A família de Tal Shoham disse à mídia israelense que eles estavam "começando a respirar novamente" depois de vê-lo no palco. A esposa de Shoham, dois filhos pequenos e três outros parentes que foram sequestrados com ele foram libertados em uma troca em novembro de 2023.

Os outros a serem libertados incluem Eliya Cohen, 27; Omer Shem Tov, 22; e Omer Wenkert, 23. Todos os três foram sequestrados de um festival de música durante o ataque de 7 de outubro. Hisham Al-Sayed, 36, que cruzou a fronteira para Gaza sozinho anos atrás, também deve ser devolvido a Israel como parte do acordo.

Mais de 600 palestinos presos em Israel serão libertados em troca, informou o escritório de mídia dos prisioneiros palestinos na sexta-feira. Os prisioneiros definidos para libertação incluem 50 cumprindo penas perpétuas, 60 com sentenças longas, 47 que foram libertados sob uma troca anterior de reféns por prisioneiros e 445 prisioneiros de Gaza presos desde o início da guerra.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: