X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

EUA mudam versão sobre covid e dizem que vírus vazou de laboratório chinês

Nova versão afirma que o vírus se espalhou pelo mundo após um "incidente"


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem EUA mudam versão sobre covid e dizem que vírus vazou de laboratório chinês
A página ainda acusa a gestão anterior por "ocultar" |  Foto: NIAID via Agência Brasil

Agora sob o comando de Donald Trump, o governo dos Estados Unidos mudou no site da Casa Branca a versão oficial americana sobre a origem da Covid-19.

Atualizada nesta sexta-feira (18), a nova versão afirma que o vírus se espalhou pelo mundo após um "incidente". "Um incidente laboratorial é provavelmente a origem da Covid-19", diz o novo site da Casa Branca em artigo intitulado "Vazamento laboratorial (Lab Leak) — a verdade sobre as origens da Covid-19".

A página ainda acusa a gestão anterior por "ocultar" a verdade. O texto afirma que a administração Joe Biden favoreceu uma narrativa que agradaria o eleitor democrata, que rejeitaria a teoria de que o vírus vazou de um laboratório de Wuhan, região chinesa considerada o epicentro da pandemia.

Essa versão foi descartada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2021. Os principais estudos sobre a origem do vírus defendem que ele passou de um animal para humanos, provavelmente após consumo, a partir de um mercado municipal de Wuhan, capital e maior cidade da província de Hubei.

O novo site tenta relacionar o laboratório ao mercado municipal. A página exibe um mapa com a distância entre o laboratório e o mercado.

O artigo também acusa o infectologista Antony Fauci, ex-assessor médico de Biden. Considerado referência na luta contra a covid nos EUA, Fauci teria tentando "ocultar" narrativas divergentes.

A publicação 'A Origem Proximal do SARS-CoV-2' -usada repetidamente por autoridades de saúde pública e pela mídia para desacreditar a teoria do vazamento de laboratório- foi motivada pelo dr. Fauci.Casa Branca, em trecho do novo site

O artigo também critica o governo chinês. "Os mecanismos governamentais atuais [chineses] para supervisionar essa perigosa pesquisa (...) são incompletos, extremamente complexos e carecem de aplicabilidade global", diz a Casa Branca.

A pandemia começou no governo Trump. Então na Casa Branca, Trump relutou em admitir a gravidade da crise sanitária. A política mudou após Biden assumir o cargo. Estima-se que 1,2 milhão de norte-americanos morreram após infecção por alguma linhagem do vírus da Covid-19.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: