Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

EUA interceptam aviões da Rússia no mar Báltico, diz Otan

Agência Folhapress | 04/02/2022 14:18 h

A Casa Branca, sede do governo federal dos EUA |
A Casa Branca, sede do governo federal dos EUA | |  Foto: Pixabay
 

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a Noruega interceptaram aviões da Rússia que sobrevoavam o mar Báltico e o mar de Barens, informou, nesta sexta-feira (4), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Segundo a organização, caças F-15 da Força Aérea americana fizeram a interceptação das aeronaves russas operando perto de um espaço aéreo aliado no Báltico. De acordo com comunicado divulgado pelo órgão, as aeronaves "não haviam apresentado planos de voo e não estavam se comunicando com o Controle de Tráfego Aéreo".

"Durante a interceptação, foi confirmado que esses caças estavam escoltando uma aeronave de transporte russa TU-154. Em nenhum momento a aeronave russa entrou no espaço aéreo aliado e todas as interações foram seguras e profissionais", diz o comunicado.

Os aviões do Reino Unido e da Noruega, por sua vez, fizeram as interceptações no mar de Barens. Ainda segundo a Otan, os noruegueses interceptaram um avião de reabastecimento junto a bombardeiros durante uma missão de reabastecimento. Mais tarde, outro grupo de aeronaves foi interceptado enquanto voava em direção às Ilhas Britânicas.

O mar Báltico fica entre Suécia, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia. Já o mar de Barens é localizado ao norte da Rússia e da Noruega, perto do Oceano Ártico.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS