X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

EUA estão determinados a agir contra autores de atentado em Cabul, diz chefe militar


Após as explosões que deixaram ao menos 72 mortos, incluídos 12 militares americanos, os EUA se disseram determinados a repreender os autores dos ataques desta quinta-feira (26), reivindicados pelo Estado Islâmico.

"Estamos trabalhando muito duro agora para determinar a autoria, quem está associado a esse ataque covarde e estamos preparados para agir contra eles. 24/7 [24 horas por dia, 7 dias por semana] estamos buscando por deles", afirmou o chefe do Comando Militar americano, general Kenneth McKenzie, durante entrevista coletiva.

Imagem ilustrativa da imagem EUA estão determinados a agir contra autores de atentado em Cabul, diz chefe militar
McKenzie confirmou que os ataques mataram 12 militares americanos e deixaram outros 15 feridos |  Foto: Reprodução/ Redes Sociais

McKenzie confirmou que os ataques mataram 12 militares americanos e deixaram outros 15 feridos. O número de afegãos mortos no atentado desta quinta, por sua vez, já chega a 60, de acordo com o jornal The Wall Street Journal, levando o total de vítimas para ao menos 72.

Essa foi a primeira morte de oficiais dos EUA no Afeganistão desde fevereiro de 2020, quando dois militares foram mortos e seis ficaram feridos após um homem com uniforme do Exército do Afeganistão abrir fogo com uma metralhadora. Segundo o observatório Custos da Guerra da Universidade Brown (EUA), cerca de 2.300 soldados americanos morreram no Afeganistão até 2019.

Apesar de ressaltar a determinação americana em agir contra os autores, o chefe do Comando Militar disse que o foco agora é garantir que não haja outros atentados. "Temos outras ameaças ativas", explicou. "O padrão é de ataques múltiplos e queremos estar preparados e prontos para nos defender."

Cerca de 5.200 militares têm feito a segurança do aeroporto, segundo os EUA, enquanto as forças americanas realizam a operação de retirada, cujo prazo final para ser concluída é o próximo dia 31 de agosto, e coordenam no terminal de passageiros o resgate de diplomatas, cidadãos ocidentais e afegãos que auxiliaram a ocupação.

As duas explosões desta quinta atingiram os arredores do terminal, onde afegãos e ocidentais se concentram para tentar uma vaga na evacuação do país, desde o último dia 15 controlado pelo grupo fundamentalista Talibã após uma rápida ofensiva.

Uma delas ocorreu na principal entrada do terminal aéreo, o Abbey Gate, e outra próxima ao hotel Baron, nas imediações do aeroporto, acordo com o Pentágono. A embaixada dos EUA em Cabul relatou ainda disparos com armas de fogo.

Imagem ilustrativa da imagem EUA estão determinados a agir contra autores de atentado em Cabul, diz chefe militar
A fumaça de uma explosão é vista do lado de fora do Aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta quinta-feira |  Foto: Wali Sabawoon / AP / Agência Estado

Ao menos 60 feridos foram atendidos em um hospital de Cabul, e o Wall Street Journal fala em 150 no total. Civis afegãos, soldados talibãs e militares americanos estão entre os atingidos.

Os ataques ocorrem após a Casa Branca e seus aliados alertarem sobre riscos iminentes de atos terroristas da filial afegã do Estado Islâmico, adversária do Talibã, o que impactou o processo de retirada do país –o grupo agora no poder negou a autoria e afirmou que quem cuida da segurança da região são os americanos.

Na tarde desta quinta, um dos porta-vozes do Talibã publicou comunicado no Twitter em que diz que "condena veementemente" o atentado, "ocorrido em uma área onde as forças dos EUA são responsáveis pela segurança". O grupo disse ainda que "presta muita atenção à segurança e proteção de seu povo".

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o que chamou de "ataque terrorista, que matou e feriu civis".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: