X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

EUA afirmam que empresas petrolíferas na Venezuela ainda podem operar apesar do regime


A administração do presidente Joe Biden anunciou nesta quarta-feira, 17, que permitiria que algumas empresas petrolíferas americanas e europeias continuassem na Venezuela depois que os esforços dos EUA para persuadir o presidente Nicolás Maduro a realizar reformas democráticas, levantando as sanções económicas, terminaram num endurecimento do seu regime autoritário. Depois de Maduro ter violado um acordo de outubro com os EUA para realizar eleições livres e justas, a Casa Branca ficou sob pressão para impor novamente sanções à indústria energética da Venezuela.

De acordo com as novas diretrizes, uma série de empresas de energia ocidentais que entraram na Venezuela depois que os EUA suspenderam as sanções e emitiram uma licença geral de seis meses permitindo operações petrolíferas são obrigadas a solicitar licenças individuais do Departamento do Tesouro para permanecer no país. Sem essa licença, eles deverão encerrar as operações até 31 de maio.

Chevron, Eni da Itália, Repsol da Espanha e outras empresas que em 2022 receberam licenças especiais para operar na Venezuela não precisam de novas e podem continuar com operações em empreendimentos com a petrolífera estatal Petróleos de Venezuela. As empresas que desejam entrar na Venezuela podem fazê-lo após solicitar uma licença. As diretrizes reflectem a dificuldade que a administração Biden tem tido em responsabilizar Maduro pelas suas ações antidemocráticas de forma que não perturbe os mercados regionais de energia e aumente os preços da gasolina nos EUA. Há ainda a preocupação de que as medidas aproximem a Venezuela de adversários como a Rússia, o Irã e a China, disse Antero Alvarado, consultor petrolífero baseado em Caracas.

A nova política de exigir que as empresas procurem licenças individuais irá provavelmente beneficiar as grandes empresas petrolíferas com poder de lobby em Washington. Também beneficiará as companhias marítimas que ajudaram a Venezuela a transportar petróleo no mercado negro e cujos serviços podem ser necessários, disse Alvarado.

"Os EUA tinham de mostrar que estavam a fazendo alguma coisa", disse Alvarado sobre a política. "Mas no final, as coisas não mudam muito, apenas acrescentam muito mais burocracia". Fonte: .

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: