X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Estônia terá novo líder; premiê que deixa o posto chefiará Relações Externas da UE


O Partido da Reforma, sigla governista de centro-direita da Estônia, escolheu neste sábado, 29, o ministro do Meio Ambiente, Kristen Michal, para substituir Kaja Kallas como primeiro-ministro. A premiê que deixa agora o posto será a nova chefe da política externa da União Europeia.

A decisão de nomear Michel foi unânime, após reunião fechada do conselho governante do partido, apenas dois dias após a UE eleger Kallas como nova chefe de suas Relações Exteriores. Kallas, a primeira mulher a ser premiê na Estônia, ocupava o cargo desde janeiro de 2021 e atualmente comanda um governo de coalizão tripartite. Sob sua liderança, o Partido da Reforma teve uma vitória forte na eleição geral de 2023.

O nome de Michal terá de ser aprovado pelo presidente do país, Alar Karis, e pelo Parlamento, de 101 membros onde a coalizão governista tem maioria folgada.

Durante o governo de Kallas, a Estônia tem sido um dos países europeus que mais se expressaram a favor da Ucrânia, depois da invasão da Rússia iniciada em fevereiro de 2022. Michal afirmou em comunicado que a segurança nacional continuará a ser tema crucial para o novo gabinete do país, de 1,3 milhão de habitantes e que tem fronteira com a Rússia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: