X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Eleições EUA: Elon Musk inflama momentos de tensão política e gera apreensão


Ouvir

Escute essa reportagem

Horas depois de um aparente atentado contra a vida do ex-presidente dos Estados Unidos e candidato pelo Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, no fim de semana, o empresário Elon Musk acessou sua plataforma de mídia social X para postar um emoji pensativo e um comentário de que "ninguém está tentando assassinar" o presidente e vice-presidente democratas.

E quando um usuário anônimo do X distorceu dados para alegar um aumento nos registros eleitorais incompletos em três estados dos EUA, Musk ampliou a postagem falsa e a chamou de "extremamente preocupante".

As postagens geraram rápida reação de funcionários públicos que consideraram as palavras de Musk irresponsáveis e enganosas. À medida que geram milhões de visualizações e compartilhamentos, os comentários também ilustram a capacidade de uma das pessoas mais influentes do mundo para espalhar o medo e desinformação durante momentos políticos tensos. Isso é especialmente verdade porque ele é dono da plataforma social que costumava ser o Twitter, dando a Musk autoridade para definir como seu conteúdo chega aos usuários.

As postagens acalentam preocupações sobre como ele poderia manipular a confiança do público à medida que o dia das eleições nos EUA se aproxima. Recentemente, o empresário apoiou Trump.

Especialistas e autoridades eleitorais temem que, no mínimo, Musk possa influenciar as pessoas a questionarem a legitimidade do voto. Mas também estão preocupados sobre a possibilidade de as palavras motivarem ameaças e violência.

"X e Musk estão aumentando a temperatura da política de forma perigosa e irresponsável em um momento crítico", disse a cofundadora do Projeto Global Contra o Ódio e o Extremismo, Heidi Beirich.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: