Conclave para escolher novo papa começa no dia 7 de maio, diz Vaticano
Um dos pontos principais é preparar a Capela Sistina para os cardeais de batina vermelha, que se reunirão no coração de Roma para definir o novo líder
Escute essa reportagem

O Colégio Cardinalício decidiu iniciar o conclave na próxima quarta-feira, 7. A votação para escolher o novo papa começa após o término do período de luto de nove dias da morte de Francisco.
A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira, 28, pelo Vaticano. “7 de maio! Reunidos na quinta Congregação Geral na manhã desta segunda-feira, os cardeais decidiram o início do #Conclave para a eleição do novo Papa".
Após o encerramento das cerimônias de despedida de Francisco, a Igreja Católica já volta sua atenção para os próximos passos.
Um dos pontos principais é preparar a Capela Sistina para os cardeais de batina vermelha, que se reunirão no coração de Roma para definir o novo líder da Igreja Católica.
Uma tarefa essencial: instalar a chaminé por onde será liberada a fumaça das cédulas queimadas após as votações.
A escolha determinará se o próximo pontífice continuará as reformas de Francisco — com seu foco nos pobres, marginalizados e no meio ambiente — ou se os cardeais vão optar por um papa mais alinhado ao estilo de predecessores conservadores como Bento XVI, com ênfase na doutrina.
O mundo, então, aguardará um sinal de que um sucessor de Francisco foi escolhido.
A fumaça preta saindo da chaminé da Capela Sistina indica que os cardeais ainda não alcançaram a maioria de dois terços necessária para eleger um novo papa. Mas quando o novo pontífice for escolhido, subirá a fumaça branca — e os sinos tocarão.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários