X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

China vê relações com Japão em 'estágio crítico', com chance de avançar ou regredir


O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se reuniu com a ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa. Em comunicado do governo chinês, Pequim reportou nesta sexta, 26, que a autoridade chinesa advertiu para o "estágio crítico" da relação bilateral, o que poderia levar a avanços ou a recuos nela.

"A política da China em relação ao Japão sempre tem mantido estabilidade e continuidade", afirma a nota oficial chinesa. "É esperado que o Japão estabeleça uma compreensão objetiva e correta da China e busque uma política positiva e racional em relação em relação a ela", acrescenta o texto.

O encontro dos ministros ocorreu em Vientiane, no Laos. A China recordou encontros recentes entre autoridades dos países, inclusive entre o premiê Fumio Kishida e o presidente Xi Jinping, em novembro passado, com foco nas relações estratégicas. Pequim diz que almeja cooperação "mutuamente benéfica", bem como que se gerenciem de modo adequadas as diferenças e se implemente de fato uma relação "estratégia e mutuamente benéfica". Também diz que deseja trabalhar com Tóquio para promover a estabilidade e a prosperidade regional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: