Login

Atualize seus dados

MÍSSIL

China testa míssil hipersônico e surpreende os Estados Unidos

Ensaio mostrou que experimentos chineses estão muito mais avançados do que americanos sabiam

17/10/2021 08:08:00 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem China testa míssil hipersônico e surpreende os Estados Unidos
Bandeira da China: país fez teste com míssil Foto: Pixabay
 

A China testou um míssil hipersônico de capacidade nuclear que circulou a Terra antes de acelerar em direção ao seu alvo, demonstrando uma capacidade militar avançada que pegou de surpresa a inteligência dos Estados Unidos. A informação do teste foi publicada pelo Financial Times e reproduzidas pela Folha de São Paulo. 

Segundo a publicação, o ensaio foi realizada em agosto e cinco pessoas com conhecimento do teste disseram que os militares chineses lançaram um foguete que carregou um veículo planador hipersônico que voou em órbita baixa antes de seguir em direção a seu alvo. 

O míssil errou a meta em cerca de 38 quilômetros, de acordo com três pessoas informados sobre o ensaio, mas duas delas disseram que, apesar disso, o experimento demonstrou que o país progrediu em relação ao desenvolvimento de armas hipersônicas e está muito mais avançado do que os americanos sabiam. 

Estados Unidos, China e Rússia estão desenvolvendo armas hipersônicas, incluindo veículos planadores lançados ao espaço em um foguete, mas que orbitam a Terra com seu próprio impulso. Eles voam a cinco vezes a velocidade do som, além de serem capazes de manobrar, tornando o rastreamento mais difícil.