X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Calor na Itália bate recorde e atinge 48 graus


A onda de calor que atinge a Itália fez o país registrar, ontem, a temperatura de 48,8ºC, um recorde para a Europa. E a explicação para as medições está naquilo que os meteorologistas classificam como um anticiclone, fenômeno formado por uma zona de alta pressão atmosférica que eleva as temperaturas. O anticiclone que afeta o país foi apelidado de Lúcifer.

A temperatura de 48,8ºC, verificada na região da Sicília, bate o recorde europeu anterior: em 1999, os termômetros registraram 48,5ºC, também na Itália.

Na região da Calábria e na Sicília, os bombeiros tiveram que realizar 300 intervenções nas últimas 12 horas para apagar focos de incêndio. Sete aviões Canadair foram usados para lançar água sobre as chamas, segundo os bombeiros.

Imagem ilustrativa da imagem Calor na Itália bate recorde e atinge 48 graus
Bombeiros tentam conter um dos focos de incêndio em floresta italiana |  Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Um homem de 77 anos morreu ontem enquanto tentava proteger seu rebanho em Reggio, Calábria. Enquanto isso, a Madonia, região montanhosa próxima Palermo, capital da Sicília, está há vários dias cercada por chamas. O fogo destrói plantações, casas e fábricas.

O governador da Sicília, Nello Musumeci, pede que seja declarado estado de emergência para a Madonia. O ministro da Agricultura, Stefano Patuanelli, visitou o local e prometeu ajuda.

Na Calábria, as chamas ameaçam o Geoparque Global da Unesco de Aspromonte, um parque nacional do país. O presidente da ONG ambiental WWF Itália pediu intervenção imediata e recursos.

A Sardenha, onde um trabalhador rural de 35 anos foi preso na terça-feira como suspeito de provocar incêndios criminosos, não foi poupada: 13 incêndios foram registrados em apenas um dia.

De acordo com o sindicato agrícola do país, o número de incêndios mais do que triplicou neste verão em comparação com a média do mesmo período, entre 2008 e 2020. Seis em cada dez incêndios são de origem criminosa, que ameaçam mais de um terço da Itália que é coberto por bosques e florestas (11,4 milhões de hectares).

Até o fim de semana, o anticiclone Lúcifer deve se deslocar para o norte da Itália, onde as temperaturas devem atingir 39ºC na Toscana (centro do país) e 40ºC Lazio (rRegiões e seus locais ameaçados.


FOCOS NAS FLORESTAS


  • Oito regiões registram focos de incêndios com mais intensidade em florestas e parques nacionais: Lázio, Campania, Apúlia, Calábria, Palermo, Sicília, Catânia e Siracusa.
  • o anticiclone Lúcifer, responsável pela onda de calor vai se deslocar para o norte, com altas temperaturas.
  • A WWF Itália pediu intervenção imediata e recursos aéreos adicionais para conter a devastação.egião de Roma).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: