X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2024
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Imóveis

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Espírito Santo deve ter três novos bairros planejados nos próximos anos

A Universal Imobiliária e Urbanismo investe em vizinhanças completas, com moradia, comércio, praças e até lago, na Serra e em Cachoeiro

foto autor
João Victor Gomes, do jornal A Tribuna
17/06/2025 - 5:00

Ouvir

Escute essa reportagem

Com investimento de R$ 3,2 bilhões programados para até o final de 2026 no Espírito Santo e em outros oito estados, a Universal Imobiliária e Urbanismo inicia uma nova gestão, com projetos que focam na expansão dos negócios, mas com planejamento urbano adequado às necessidades atuais das cidades.

É o que afirma o diretor-executivo e novo sócio da empresa, Dídio Neves, dono do Grupo Prosper, que, junto com Eduardo Codeço, do Grupo E.CO, e um terceiro sócio, adquiriram, em dezembro, o controle acionário da empresa, fundada há 50 anos pelo empresário capixaba Valdecir Torezani.

Entre os principais projetos, Dídio revelou três bairros planejados, que estão sendo estruturados pela empresa para os próximos anos: um na Serra, outro em Cachoeiro de Itapemirim e um terceiro na Grande Vitória — que Neves não revelou, mas adiantou que será em um espaço “bastante disputado”.

Ao videocast Histórias Empresariais, o empresário, natural de Governador Valadares (MG), conversou com o jornalista Rafael Guzzo sobre os planos de investimento do grupo e a importância de se pensar na mobilidade e na qualidade de vida como elemento-chave para os projetos de habitação.

Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo deve ter três novos bairros planejados nos próximos anos
Dídio Neves (à direita) disse a Rafael Guzzo que a Universal atua com loteamentos e bairros planejados, mas que há desejo de construir também prédios |  Foto: Aquiles Brum

A Tribuna - Vamos falar um pouco sobre o histórico da aquisição da empresa. A compra foi em dezembro, certo?

Dídio Neves - Sim. Foi uma junção de alguns grupos: o meu, que já trabalha com loteamento no Brasil inteiro, juntamente com a E.CO, um fundo de investimento que pertence ao Eduardo Codeço, também um dos donos da Perc Rocco, entre outras empresas. O Eduardo é o cara da construção. Já eu, sou o que identifica áreas e projeta o empreendimento.

E qual foi o principal atrativo para fechar a transação?

Foi uma compra belíssima. A gente entendia o que era a Universal, a grandeza dela. Mas o que impactou de verdade foi quando vimos os números: é uma das maiores empresas do País. E a gente não tinha essa noção. Essa aquisição foi valiosa para o crescimento acelerado que estamos tendo.

Dentro da expertise dos novos sócios, não falta estrutura, não falta capital. E também não falta área, certo?

Não falta (enfático). É bastante área! Fiz um trabalho em nível Brasil. Hoje, tenho 4 mil áreas catalogadas no meu sistema, com o nome do proprietário de cada. Falo diariamente com as principais áreas que a gente quer contratar e parto para o fechamento. A gente já criou um volume de 21 para serem lançadas no próximo ano.

Além dessas áreas que eu já vinha trabalhando, e a gente está realizando o contrato, há as áreas do Eduardo, que também entram no nosso “land bank” de áreas contratadas. O Eduardo é um comprador de áreas. Ele comprou várias.

Qual dos oito estados é, digamos, a “menina dos olhos” do grupo hoje? E o município?

É o Espírito Santo. O Estado tem uma potência de crescimento. Você vê cidades como Serra, que é um espetáculo: tudo que lança na cidade, vende. Cariacica, o que lança, se vende. Em Vila Velha há poucas áreas, mas o que é lançado lá, também vende. Agora, estou indo para Cachoeiro, São Mateus, Linhares, Colatina, com áreas já contratadas.

O grande foco é residencial?

Sim, residencial! Mas a gente está indo também para bairros planejados, que contemplam tudo. Neles, eu tenho uma parte comercial bem generosa, que alavanca também o residencial. Então se eu tenho ele bem estruturado, bem pensado — ou seja, bairros inteligentes —, ele me propicia um valor de metro quadrado melhor, tendo um produto melhor. Então a gente está com foco nesse tipo de empreendimento, fortemente.

Tem algum bairro planejado já preparado para o Estado?

Para o Espírito Santo, eu tenho três áreas que têm todo o perfil do bairro planejado. E eu as estou desenvolvendo. Elas vão realmente impactar o mercado.

E para onde são esses projetos de bairros planejados?

Rapaz, estrategicamente a gente tem de guardar alguns segredos. Eu não gosto disso, gosto de livro aberto. Só que é pedido para que a gente guarde (pensativo).

Mas... (hesitante) vou falar que é um na Serra e um em Cachoeiro. Tem outro também... mas... (pensativo) esse eu não posso falar mesmo, pois tem uma concorrência gigante.

E como é construído um bairro planejado? O que há nele?

Para fazer um bairro planejado em uma área, por exemplo, de 2 milhões de metros quadrados, posso fazer uma grande avenida com mobilidade urbana, e nela desenvolvo todo o restante de empreendimentos. Então lá eu faço um bairro aberto, um bairro planejado fechado, (uma área) comercial que contempla verticalização.

Faço um paisagismo muito rico, com lagos, praças, área de lazer. Um bairro planejado é um negócio diferente. Não é só um loteamento. É mais do que isso. Aqui (no Espírito Santo) não existe.

A Universal também constrói prédios?

Não. Há um desejo do Eduardo de, em um futuro próximo, começar a entrar nessa da verticalização, construir. Mas não por ora.

Em relação ao segmento dos empreendimentos, qual é o foco? Médio, alto padrão?

A gente passa a “jogar nas 11”, né (risos)? Porque o produto que a Universal sempre fez foi um produto D e C. Agora, a gente eleva esse padrão, com empreendimento B e A. Ou seja, não tiramos o foco dos empreendimentos que a Universal já faz com tanto carinho, eles continuam no nosso escopo.

Mas, agora, também com essa nova modelagem, a visão do bairro planejado e inteligente, que a gente entendeu que faz sentido para nós também.

Perfil

Dídio Neves

Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo deve ter três novos bairros planejados nos próximos anos
|  Foto: Aquiles Brum

Mineiro, natural de Governador Valadares, veio para o Espírito Santo quando tinha 14 anos de idade.

Hoje com 57 anos, é pai de dois filhos: Diego, de 37 anos, e Lucas, de 28 anos.

Começou no mercado imobiliário aos 17 anos, como captador de imóveis, dobrando o volume de empreendimentos de uma empresa.

É casado com a Leandra, que considera como sua base.

Sua paixão é Deus. É católico e se diz muito ligado à igreja, atuando como ministro da Eucaristia. “Amo servir porque eu amo as pessoas”, afirma.

Considera que o empreendedor precisa ser consciente do que faz, e fazer com alegria e compromisso com as pessoas.

Tem como visão de área o novo urbanismo, que pensa em um todo, não apenas em lotear. “A gente transforma regiões”, pontua.

Curiosidades

Mentor

O início de Dídio Neves no mercado profissional de loteamento contou com a mão de um dos principais arquitetos e urbanistas do País, nas palavras do próprio empresário. “É uma história que eu amo”.

Ivo Szterling, sócio-fundador da Ambiência Urbana e ex-sócio da Cipasa, foi o professor de Neves no ramo. “E esse cara me ensinou muito. Tive uma história muito legal dentro dessa área”, relata.

Apaixonado pelo Espírito Santo

As viagens pelo mundo e pelo próprio Brasil podem render muitos negócios, mas a paixão de Neves é mesmo pelo Espírito Santo.

Segundo o empresário, o “coração dispara” toda vez que retorna ao Estado depois de um percurso a outros países. “Essa é a minha terra, esse é o meu lugar. A gente mora e vive muito bem”, diz.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Imagem ilustrativa da imagem "Vou pagar R$ 12 mil por mês a colhedor de café", anuncia agricultor do ES

AGRO ES

"Vou pagar R$ 12 mil por mês a colhedor de café", anuncia agricultor do ES

Imagem ilustrativa da imagem Mutirão para limpar 425 nomes por dia na Grande Vitória

ECONOMIA

Mutirão para limpar 425 nomes por dia na Grande Vitória

Imagem ilustrativa da imagem Salários no agronegócio crescem e já chegam a R$ 50 mil no ES

AGRO ES

Salários no agronegócio crescem e já chegam a R$ 50 mil no ES

Imagem ilustrativa da imagem Ovo sobe 25% no ano, mas preço começa a cair

ECONOMIA

Ovo sobe 25% no ano, mas preço começa a cair

Ícone tags Tags bairros planejados espírito santo imóveis investimentos Urbanismo
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM