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Hábitos saudáveis na pandemia
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


Hábitos saudáveis na pandemia

Quem se lembra daquela linda canção que fez sucesso na voz de Fábio Júnior: “Carne e unha, alma gêmea, bate coração. As metades da laranja, dois amantes dois irmãos. Duas forças, que se atraem, sonho lindo de viver...” Na vida saudável são almas gêmeas: a reeducação alimentar e a atividade física. Uma depende da outra para que se possa chegar ao resultado e à saúde desejados.

Estamos vivenciando uma importante situação de pandemia e um novo normal. Embora, tenhamos vivido momentos de muitos desencontros de informações, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais órgãos internacionais de saúde sempre frisaram a importância de mantermos um bom estilo de vida.

No início não podíamos sair de casa para as nossas atividades como caminhadas, futebol com os amigos, nadar, treinos nas academias. No entanto, recentemente tivemos a flexibilização de algumas medidas contra a disseminação da Covid-19 e a procura pela prática esportiva fora de casa tem aumentado.

No entanto, ressalvo que é importante muita cautela. Sobrecarga pode levar ao fracasso e a lesões. O personal trainer Helder Souza afirma que “para essa retomada é necessário que você procure um profissional de educação física da sua confiança, para que as orientações estejam voltadas a sua atual realidade”.

O personal afirma ainda que “exercícios pesados demais, treinos longos somados às demais atividades cotidianas de trabalho, filhos, rotina doméstica... tendem a atrasar o seu processo de adaptação e sucesso. O ideal é que você se atente a uma rotina progressiva com exercícios com intensidade mais leve a moderada nas primeiras semanas e que a evolução seja feita de forma gradual”.

Aqui vão três dicas do nosso personal para aumentarmos o engajamento nos treinos:
Segurança – Não abra mão das medidas de segurança e higienização, independente do ambiente que esteja, use máscara e mantenha o distanciamento.

Re/adaptação – Mentalize uma rotina de exercícios físicos real às demandas de vida (família, trabalho, entretenimento, estudos). Não tente treinar cinco vezes na semana, se a sua rotina apenas comporta o comprometimento de dois dias! Dê preferência a uma modalidade que se tenha mais afinidade (musculação, corrida de rua, exercícios de esportes específicos, treinamentos funcionais);
Regularidade – Esse é o segredo dos resultados! Faltar dias de treino pode afetar no seu desempenho.

Seja por objetivos estéticos, competitivos ou para uma melhor qualidade de vida, lembre-se que os resultados satisfatórios só vão aparecer se o exercício físico for aliado a uma alimentação adequada.

Ah, Cuidado! O excesso de exercícios físicos e dietas restritivas podem colocar a sua saúde em risco. E lembrando, o profissional da educação física é o único profissional habilitado para prescrever treinos.

Helder, obrigada pela contribuição!
 

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