X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Governo do Estado vai colocar toda a Grande Vitória em risco alto


A Grande Vitória vai se tornar, nos próximos dias, uma só região para definição de ações e estratégias para combater o coronavírus. A proposta de "unificar" cinco das sete cidades da Grande Vitória, evitando que municípios vizinhos tenham classificações diferentes quanto ao Mapa de Risco, foi aceita pelo governo do Estado. 

Com isso, a Grande Vitória passará para o risco alto de contágio da Covid, classificação atual de Vila Velha e Serra.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, confirmou no início da noite a unificação das cidades da Grande Vitória como se fossem um  município só para a classificação no mapa de risco e a ida para o risco alto, porém não informou a partir de quando isso vai ocorrer. 

Os detalhes serão anunciados pelo governador Renato Casagrande em coletiva de imprensa, às 15h30, desta terça-feira (16).

Na manhã desta segunda-feira (15), o governo se reuniu com prefeitos da Grande Vitória - de forma virtual - para discutir ações em relação à pandemia e confirmou essa unificação, conforme informação do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, que havia feito a proposta na semana passada.

Segundo o último Mapa de Risco, que entrou em vigor nesta segunda, as cidades de Serra e Vila Velha estão em "risco alto", enquanto que Vitória (que fica "entre" as duas cidades), Cariacica e Viana estão classificadas como "risco moderado". A proposta não contempla as cidades de Guarapari e Fundão, que também fazem parte da Região Metropolitana.

Com esta nova metodologia pelo Governo do Estado, as cidades de Vitória, Cariacica e Viana passarão para o "risco alto" no próximo Mapa de Risco. Dentre as principais medidas restritivas para as cidades desta classificação estão fechamento de bares e o funcionamento de restaurantes apenas de segunda a sábado, aos domingos esses estabelecimentos ficam fechados.

“Acabamos de fazer uma reunião com os prefeitos da Grande Vitória e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e reforcei o pedido para que Vitória e Cariacica também fossem considerados como risco vermelho para a Covid-19 diante do crescimento exacerbado de casos e de ocupação de leitos de UTI”, disse o prefeito da Serra em vídeo postado nas redes sociais.

Em uma cerimônia de abertura de 22 leitos em São José do Calçado, no Sul do Estado, também nessa segunda-feira, Renato Casagrande afirmou que o Espírito Santo vive "a pior fase da pandemia do coronavírus".

"A situação está cada vez mais apertada. Todos nós já estamos com dificuldades no atendimento. Precisamos reduzir a interação, senão não daremos conta”, afirmou o governador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: