X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Faculdades abrem 6.775 vagas de graça


Imagem ilustrativa da imagem Faculdades abrem 6.775 vagas de graça
O estudante Mateus Henrique, de 19 anos, vai tentar vaga no curso de Direito pelos programas Nossa Bolsa e Prouni |  Foto: Beto Morais / AT

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 podem começar a contagem regressiva. O resultado sai amanhã e os 72.412 candidatos que realizaram as provas no Estado poderão saber as chances que têm para conseguir uma bolsa de estudo.

São pelo menos 6.775 vagas para estudar de graça, em mais de 40 instituições, além de outras 1.460 bolsas com descontos parciais.

As vagas disponíveis fazem parte de programas dos governos federal e estadual , como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Nossa Bolsa.

O resultado da prova do Enem, aplicada em novembro do ano passado, também é utilizado como forma de acesso às instituições públicas de ensino, como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A Ufes vai oferecer 2.776 vagas em 73 cursos nas unidades de Vitória (Goiabeiras e Maruípe), Alegre e São Mateus. Do total de chances na universidade, 1.382 são destinadas à ampla concorrência e 1.394, à reserva de vagas (cotas).

Somente os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras, Letras-Português e Letras-Italiano, além do Bacharelado e Licenciatura em Música, terão processos seletivos específicos, realizados pela universidade.

Já o Ifes vai ofertar um total de 1.838 vagas em 45 cursos de graduação em todas as suas unidades no Espírito Santo.

O Prouni também vai oferecer bolsas em faculdades particulares, mas o número de vagas e as instituições participantes ainda serão divulgadas pelo Ministério da Educação. Porém, em levantamento feito pela reportagem, pelo menos sete instituições anunciaram que vão oferecer 511 bolsas integrais, além de outras parciais.

O governo do Estado, por meio do Programa Nossa Bolsa, vai disponibilizar 1.700 vagas para bolsas de ensino superior, em 39 instituições privadas espalhadas por 17 municípios do Estado. São 1.650 bolsas integrais e 50 parciais.

“Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do processo seletivo, que estará com inscrições abertas entre 29 deste mês e o dia 3 de fevereiro”, afirmou o diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapes), responsável pelo Nossa Bolsa, Elton Siqueira.

Quem está esperançoso por uma vaga é o estudante Mateus Henrique Verediano, de 19 anos, que vai tentar uma bolsa de Direito pelos programas Nossa Bolsa e Prouni.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: