Estudante linharense é nota mil na redação do Enem
Escute essa reportagem

A capixaba Raquel Araújo Merisio, de 20 anos, foi a única estudante do Estado que alcançou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Em todo o País, apenas 53 candidatos conseguiram a nota máxima.
Nascida em Linhares, no norte do Espírito Santo, Raquel contou que faz o Enem desde o primeiro ano do Ensino Médio, como treineira. Atualmente ela mora em Vitória, e estuda no Darwin de Jardim da Penha.
“Estudava em média oito horas por dia. Faço o Enem como treineira desde o primeiro ano”, disse.
Quem descobriu que a capixaba tinha tirado a nota máxima na redação foi o irmão Jonatas Merisio, 23.
“Eu estava dormindo. Meu irmão que entrou no sistema, viu minha nota e me acordou fazendo festa. Na hora eu nem acreditei”, contou.
Raquel esperava uma nota boa na redação, porque se dedicou bastante, mas a nota mil foi uma surpresa.
“Eu sabia que tinha ido bem em redação e brincava falando que iria tirar mil, mas não esperava de verdade. Agora vou aguardar o Sisu. Quero cursar medicina, como o meu irmão”, falou.
Para a diretora de apoio aos alunos do terceiro e pré vestibular do Darwin de Jardim da Penha, Helô Mannato, o momento é de felicidade e orgulho.
“A Raquel é extremamente dedicada. Participou muito dos plantões do Darwin. É uma moça muito educada e estudiosa. Agora ela virou um exemplo para as próximas turmas", afirmou.
Apenas 53 dos 3,8 milhões de participantes conseguiram nota máxima na correção de seus textos. Os resultados da última edição foram divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Alexandre Lopes.
MÉDIAS DE TODOS OS PARTICIPANTES:
Redação 2019: 592,9
Matemática 2019: 523,1
Linguagens 2019: 520,9
Ciências da natureza 2019: 477,8
Ciências Humanas 2019: 508,0
Comentários