X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado não tem mais nenhuma cidade em risco alto de coronavírus


Imagem ilustrativa da imagem Estado não tem mais nenhuma cidade em risco alto de coronavírus
Novo mapa |  Foto: Divulgação governo do Estado

O novo mapa de gestão de risco do Espírito Santo foi divulgado no início da noite desta sexta-feira (11) pelo governador Renato Casagrande.Nenhuma cidade capixaba está mais em risco alto para contaminação pelo coronavírus.

Essa é a primeira vez desde 20 de abril, quando os mapas passaram a ser elaborados de acordo com a matriz de risco, que nenhuma cidade está em risco alto - naquela ocasião as cidades da Grande Vitória e Alfredo Chaves estavam nesse grupo de risco.

Até esta semana, as cidades de São Mateus e Ibatiba eram as únicas que estavam classificadas como risco alto. Agora, de acordo com Casagrande, são 39 cidades em risco baixo e 39 em risco moderado. 

"Pela primeira vez, depois de muitas semanas, não temos nenhum município em risco alto. Na região Metropolitana, Vila Velha entrou em risco baixo e Viana também entrou em risco baixo. Cariacica está em risco moderado pela média móvel de óbitos dos últimos 14 dias", explicou ele.

Nesta semana, Vitória, Serra e Fundão já haviam sido classificadas como risco baixo. 

Essa classificação permite que os bares, restaurantes, shoppings e comércios de rua funcionem sem restrição de horário e todos os dias da semana. No entanto, protocolos sanitários ainda são necessários, como o uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento.

"Nossa média móvel de 14 dias está em torno de 13 óbitos por dia. Nossa média móvel de 7 dias, está em pouco mais de 11 óbitos. A gente reduziu, mas ainda estamos perdendo, em média, 12 pessoas por dia. É um número muito grande.

Apesar da ausência de cidades em risco alto, o governador ressaltou que as pessoas precisam continuar tomando cuidados para evitar a contaminação.

"Passamos o fim de semana com muita gente visitando o Espírito Santo e muitos capixabas em eventos sociais nas praias, nos clubes e na região das montanhas capixabas, mas estamos apelando para que todos  nós tomemos cuidado. Lembrem que a gente está perdendo em torno de 12 pessoas por dia com pandemia".

Risco moderado - Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, São José do Calçado, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Vila Pavão.

Risco baixo - Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: