X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Zagueiro Dedé, ex-Cruzeiro e Vasco, anuncia aposentadoria aos 35 anos

Jogador atuou profissionalmente pela última vez em maio de 2022, pelo Athletico-PR


Imagem ilustrativa da imagem Zagueiro Dedé, ex-Cruzeiro e Vasco, anuncia aposentadoria aos 35 anos
Depois de conquistar a Copa do Brasil de 2011 com o Vasco, o zagueiro se transferiu para o Cruzeiro, clube no qual ficou de 2013 a 2021 |  Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Com passagens relâmpago em 2022 por Ponte Preta e Athletico-PR, respectivamente, o zagueiro Dedé anunciou por meio de suas redes sociais sua aposentadoria dos gramados aos 35 anos de idade, após quase um ano e dois meses sem entrar em campo.

"Amadureci esta ideia por muitos meses. Pensei, refleti e entendi que era o momento de agradecer, sempre, e, por respeito a todos que acompanharam minha carreira, a ascensão, os muitos títulos, conquistas, premiações pessoais, reconhecimento, sucessos, batalhas, dificuldades, superação, lesões, incompreensão e dezenas de páginas com um linda história, tinha obrigação de comunicar que hoje, aos 35 anos, com este novo ciclo iniciado no último sábado, anuncio, oficialmente, o final da minha trajetória no futebol", disse o defensor, que defendeu a seleção brasileira em 11 oportunidades e conquistou dois títulos do Superclássico das Américas (2011 e 2012).

Leia mais notícias de Esportes aqui

O jogador surgiu nas categorias de base do Volta Redonda-RJ, e fez sua estreia no profissional em 2008. Na temporada seguinte, atraiu a atenção do Vasco e pouco jogou em seu primeiro ano com a camisa vascaína, mas se sagrou campeão da Série B.

Nos anos consecutivos, Dedé, ainda que muito jovem, já gerava grande destaque na posição e também demonstrava características diferentes dos concorrentes, como a qualidade ofensiva. Em 2011, foi muito feliz jogando dentro da área adversária, somando 12 gols na sua temporada mais artilheira.

Depois de conquistar a Copa do Brasil de 2011 com o Vasco, o zagueiro se transferiu para o Cruzeiro, clube no qual ficou de 2013 a 2021, somando outras duas Copas do Brasil, dois títulos do Brasileirão e três Campeonatos Mineiros. Em 2019, foi rebaixado para a segunda divisão. Depois disso, não jogou mais pelo time cruzeirense, pois sofreu com lesões, e rescindiu o contrato apenas em 2021.

Dedé voltou ao futebol em 2022, quando assinou com a Ponte Preta, mas disputou apenas duas partidas. Ainda no mesmo ano, se transferiu ao Athletico-PR, mas entrou em campo apenas uma vez, em maio do ano passado, na última vez que atuou profissionalmente no futebol.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: