X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Washington Olivetto foi fundador da Democracia Corinthiana e recebeu homenagem da Gaviões


Ouvir

Escute essa reportagem

Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira que morreu neste domingo, aos 73 anos, era um grande torcedor do Corinthians. O publicitário chegou a ser vice-presidente de marketing do clube e foi um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana.

Olivetto assumiu o cargo no Corinthians quando a função não era disseminada no futebol brasileiro, no começo da década de 1980. A participação dele na criação da Democracia Corinthiana buscava reiterar a imagem da instituição como "clube de todos". O movimento era liderado pelos próprios jogadores, em especial Casagrande, Sócrates e Wladimir, que tomavam decisões internas com votação entre os atletas.

Em 2013, Olivetto recebeu uma homenagem da escola de samba da Gaviões da Fiel. O tema do desfile da escola naquele ano foi a história da publicidade brasileira.

"Nos últimos anos aconteceu muita coisa com o futebol: ele passou a ganhar a conotação de primo-irmão da cultura pop. De repente, e através dos europeus, começa-se a implantar, para os astros de futebol, os seus popstars, números parecidos com os da NBA. Um Ronaldinho ou um Beckham é semanalmente visto no mundo por mais pessoas do que o Bono em uma turnê inteira do U2", analisou sobre a participação de grandes marcas no futebol, ao Estadão, às vésperas da Copa do Mundo de 2006.

"O futebol é o esporte mais miscigenado do mundo. Não só por causa de cada atleta, mas pela mistura da disputa, do contato físico. Essa mistura democratiza e recria a beleza. Muda padrões. De repente, o cabelo arrepiado, o dentão, tudo isso vira um novo signo de beleza. O futebol permite que você seja tão bonito quanto o David Beckham ou o Tévez", falou naquela entrevista.

O Corinthians lamentou, em nota, a morte do publicitário. "Um dos ícones da publicidade, Olivetto herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando. O Corinthians se solidariza com a família nesse momento de dor", diz um trecho do texto.

Entre as obra criadas por Olivetto, dois livros abordam o clube. Em "Corinthians x Outros", ele conta partidas fictícias contra times montados por torcedores de outro clubes, como o Santos de Fausto Silva, o Palmeiras de José Serra, o São Paulo de Ricardo Kotscho, o Fluminense de Jô Soares, e o Flamengo de Jorge Ben Jor.

Já em "Corinthians - É Preto no Branco", ele conta a história do clube como se explicasse a paixão pelo Corinthians a um colega norte-americano. A obra também é assinada pelo jornalista corintiano Nirlando Beirão.

Olivetto ficou quase cinco meses internado no Copa Star, no Rio de Janeiro. Foi o hospital que confirmou a morte do publicitário neste domingo e afirmou não ter autorização da família para divulgar mais detalhes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: