Verstappen celebra pole em Jeddah no GP da Arábia Saudita
Holandês da Red Bull garantiu a primeira posição. McLaren, que dominou os treinos, larga logo atrás com Piastri
Escute essa reportagem

O tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, conquistou uma pole position inesperada ontem no GP da Arábia Saudita, que terá transmissão da TV Tribuna/Band, mas afirmou que será difícil manter os adversários atrás e vencer a quinta etapa do Mundial de F-1 na tarde deste domingo (20).
“Estou muito feliz. Definitivamente não esperava estar na pole aqui”, afirmou o piloto, que foi 0s1 mais rápido do que Oscar Piastri, da McLaren, e roubou o posto com o cronômetro já zerado.
“O carro ganhou vida durante a noite, fizemos alguns ajustes finais e ficou mais agradável de pilotar, a aderência estava melhorando”.
Líder do Mundial de Construtores, a Mclaren havia dominado os treinos livres no circuito de rua de Jeddah. “Acho que amanhã (hoje), na corrida, será difícil mantê-los atrás, mas vamos tentar”, completou o piloto da Red Bull, que ocupa a terceira posição entre os pilotos, com 69 pontos. O líder é Lando Norris, da McLaren, com 77, seguido por Piastri, com 3 pontos a menos. Um dos cotados para conquistar a pole, Norris bateu no início do Q3 e larga apenas na 10ª colocação.
Apesar de ter perdido a pole com o cronômetro já zerado e largar na segunda posição, Piastri se disse satisfeito com seu desempenho.
“A última volta pareceu mais ou menos a melhor que eu poderia ter feito. O Max fez um bom trabalho em outro circuito de alta velocidade, onde eles pareceram se sair bem”, afirmou o australiano, vencedor do GP do Bahrein, na semana passada.
O piloto da McLaren classificou o circuito de Jeddah como uma pista difícil.
“Quando você perde o ritmo, é difícil voltar. É difícil, com certeza, mas à noite, com pneus macios e alta aderência, é uma das melhores pistas”.
George Russell, da Mercedes, larga na terceira posição e chegou a ter a pole provisória antes de ser superado por Piastri e Verstappen nos momentos finais do treino classificatório.
“O terceiro posto é ótimo lugar para começar e uma longa corrida amanhã”.
Bortoleto sofre com erros e problemas mecânicos
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, enfrenta um final de semana tortuoso na Arábia Saudita. Na última sexta-feira, não participou do segundo treino livre no circuito urbano de Jeddah por causa de um problema mecânico e ontem cometeu um erro que o deixou na última colocação do grid de largada para a corrida.
“Cometi um erro na curva 1. Peguei um vácuo bom do Max (Verstappen) e acabei chegando rápido na curva, uns 10 km/h mais rápido", afirmou o piloto, que perdeu a traseira e rodou. Acabou ali”, completou ele à TV Tribuna/Band.
O alemão Nico Hülkenberg, companheiro de Bortoleto na Sauber, também não foi bem no treino que definiu o grid e terminou na 18ª posição.
“Não conversei muito, ainda temos que analisar”, disse o estreante Bortoleto, que ainda busca seu primeiro ponto na F-1.
O brasileiro foi campeão da Fórmula 3 e Fórmula 2 consecutivamente e em seus quatro corridas na principal categoria do automobilismo conseguiu como melhor resultado a 14ª posição no GP da China, na segunda prova da temporada, em março. O GP da Arábia Saudita acontece hoje, às 14 horas, com transmissão da TV Tribuna/Band.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários