X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

The Best e Bola de Ouro: entenda as diferenças entre votações e premiações de melhor do mundo


Ouvir

Escute essa reportagem

A Fifa realiza nesta terça-feira a cerimônia do The Best, premiação que revelará o melhor jogador do mundo, eleito pela entidade máxima do futebol. O prêmio, no entanto, divide as atenções com outra cerimônia, que também elege o melhor atleta da modalidade: a Bola de Ouro, organizada pela revista France Football em parceria com a Uefa, e que em 28 de outubro coroou o volante espanhol Rodri, do Manchester City. O The Best acontece a partir das 14h (horário de Brasília) e tem transmissão no Fifa+.

Tanto o The Best quanto a Bola de Ouro tem um caráter mundial em suas premiações. Fifa e France Football/Uefa diferem na maneira como seus atletas são escolhidos, quem pode votar em cada uma das premiações e desde quando estão em vigor.

A Bola de Ouro é a mais antiga dentre as duas. Entregue pela France Football desde 1956, premiou até a década de 1990 apenas jogadores europeus. Depois, passou a permitir atletas de outras nacionalidades, contanto que estivessem vinculados a um clube do Velho Continente. Em 2006, passou a incluir jogadores de todas as nacionalidades e clubes de todo o planeta. Por isso, em 2023, Messi pôde ser eleito melhor atleta do mundo, mesmo atuando no Inter Miami, dos Estados Unidos.

Já a premiação da Fifa, que recebe o nome de The Best desde 2016, foi instituída em 1991. Apesar de ser organizada pela entidade máxima do esporte, ela tem menos prestígio, por ser 25 anos mais jovem que a Bola de Ouro. Entre 2010 e 2015, no entanto, entidade e revista se uniram para dar a premiação de forma conjunta. Nesses anos, apenas Messi e Cristiano Ronaldo foram agraciados com o troféu. O prêmio da Fifa é entregue nos primeiros meses de cada ano, enquanto a premiação da Bola de Ouro acontece em outubro.

FORMA DE VOTAÇÃO

Na Bola de Ouro, a France Football seleciona 180 jornalistas, um de cada país. A revista envia, na sequência, uma lista com 30 jogadores finalistas ao melhor do mundo. Cada profissional monta seu Top 5 ideal, ao passo que o melhor colocado - após somar-se as pontuações por cada posição - é agraciado com a Bola de Ouro.

Cléber Machado é o representante brasileiro na eleição da France Football. Neste ano, escolheu Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo. "Eu votei no Vini Jr., no Rodri e no Bellingham (nessa ordem). Depois votei no Mbappé, em quarto, e no Kane, em quinto", afirmou o jornalista, durante o programa Arena SBT. Além destes, selecionou Toni Kross, Phil Foden, Erling Haaland, Dani Carvajal e Florian Wirtz para compor o Top 10.

O The Best é mais abrangente: 12 jogadores são indicados ao prêmio por um conselho técnico, composto por ex-atletas. A partir desta lista, três finalistas foram escolhidos por um júri formado por quatro categorias: treinadores das seleções masculinas, capitães de seleções masculinas, jornalistas de futebol e torcedores que votaram no site da Fifa.

Cada eleitor formou seu Top 3 ideal, com pontos sendo distribuídos de acordo com cada posição, cinco para o primeiro colocado, três para segundo e um para o terceiro. Cada grupo teve 25% de peso na decisão final, independentemente do número de eleitores. Se os finalistas ficarem empatados em pontos, o prêmio será dado ao jogador que for escolhido mais vezes como primeiro lugar na votação.

Em ambas as eleições, os representante devem levar em consideração o desempenho individual e coletivo do jogador no período a ser avaliado. A Bola de Ouro de 2024 considerou a temporada 2023/2024 na análise, enquanto o The Best avalia o período entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024.

OUTRAS PREMIAÇÕES

O prêmio de melhor jogador do mundo não é o único em cada uma das cerimônias. A France Football distribui também a Bola de Ouro para a melhor jogadora, os troféus Kopa; para o melhor jogador sub-21; Yashin, de melhor goleiro; Gerd Müller, para o artilheiro; Sócrates, para jogadores que se destacam por ações sociais; e Clube do Ano.

Já o The Best avalia outras seis categorias: melhor jogadora, melhor goleiro (futebol masculino e feminino), melhor técnico (masculino e feminino) e o Prêmio Puskás, dado ao gol mais bonito da última temporada. Além disso, serão revelados a seleção ideal, masculina e feminina (World XI), da temporada, em eleição que contou com mais de 28 mil jogadores profissionais da Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro).

DIFERENÇAS NO GANHADOR

Considerando o período em que The Best e Bola de Ouro coexistiram, desde 1991, em apenas nove edições os prêmios de melhor jogador do mundo não foram idênticos: 1991, 1994, 1996, 2000, 2001, 2003, 2004, 2021 e 2022. Em 2020, a Bola de Ouro não teve um vencedor, em razão da pandemia de covid-19 e a interrupção das competições.

Se Vini Jr, favorito na disputa, vencer a premiação nesta terça-feira, será a décima vez que as premiações divergem nas escolhas.

Confira os vencedores Fifa x Bola de Ouro, respectivamente:

1991: Lothar Matthaus e Jean-Pierre Papin

1992: Marco van Basten

1993: Roberto Baggio

1994: Romário e Hristo Stoichkov

1995: George Weah

1996: Ronaldo e Matthias Sammer

1997: Ronaldo

1998: Zinedine Zidane

1999: Rivaldo

2000: Zinedine Zidane e Luís Figo

2001: Luís Figo e Michael Owen

2002: Ronaldo

2003: Zinedine Zidane e Pavel Nedved

2004: Ronaldinho Gaúcho e Andriy Shevchenko

2005: Ronaldinho Gaúcho

2006: Fabio Cannavaro

2007: Kaká

2008: Cristiano Ronaldo

2009: Lionel Messi

2010: Lionel Messi

2011: Lionel Messi

2012: Lionel Messi

2013: Cristiano Ronaldo

2014: Cristiano Ronaldo

2015: Lionel Messi

2016: Cristiano Ronaldo

2017: Cristiano Ronaldo

2018: Luka Modric

2019: Lionel Messi

2020: Robert Lewandowski (Bola de Ouro suspensa pela pandemia)

2021: Robert Lewandowski e Lionel Messi

2022: Lionel Messi e Karim Benzema

2023: Lionel Messi

2024: Rodri (Bola de Ouro)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: