X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Stock Car em Interlagos: Cesar Ramos supera estratégia de Felipe Massa e ganha a corrida sprint


Cesar Ramos, da Ipiranga Racing, venceu a corrida sprint da terceira etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series, no Autódromo de Interlagos. Largando em segundo lugar, o gaúcho contou com o abandono de Gabriel Casagrande e com uma boa estratégia de parada de boxes para subir ao lugar mais alto do pódio.

Quem ficou com a segunda posição foi Felipe Massa, da TMG Racing, que conseguiu um enorme progresso na prova e sonhou com a vitória. Thiago Camilo, também da Ipiranga Racing, completou o pódio neste sábado. Pole position na corrida principal, Marcos Gomes ficou com o 10º lugar. Os carros da Stock Car voltam a acelerar em Interlagos às 12h30 deste domingo.

Com a vitória na sprint, Cesar Ramos sobe para a sétima colocação do campeonato, com 106 pontos. A liderança é de Julio Campos, com 139, seguido de Massa, com 132. "Foi como uma final de campeonato para mim", disse o ganhador da prova.

A prova começou com muitas disputas por posição. Com o passar das voltas, foram formados pelotões, com brigas roda com roda. Casagrande sustentou a ponta até a quarta volta, mas foi superado pro Cesar Ramos. Logo depois, Rubens Barrichello - que lutava por posições intermediárias - foi tocado por Gabriel Robe, bateu na curva do sol e precisou abandonar. "Tem uma garotada que precisa aprender a andar lado a lado", afirmou o piloto ex-Fórmula 1. Robe foi penalizado com um drive through.

A prova ganhou nova emoção quando, na sexta volta, o carro de Casagrande parou na junção, provocando a entrada do safety car. Com o abandono do líder do campeonato, a dupla da Ipiranga Racing ficou na liderança, com Ramos e Thiago Camilo.

Com a janela aberta para parada obrigatória de boxes e troca de um dos pneus, quem assumiu provisoriamente a liderança foi Felipe Massa. A estratégia de Massa parecia ter resultado, mas seu pit stop não foi bom, e Ramos usou bem os pushs disponíveis para dar maior potência ao carro, recuperou a ponta e se manteve na liderança até encontrar a bandeira quadriculada.

RALI NA AMAZÔNIA?

Durante a etapa na capital paulista, a Stock Car lançou uma ação provocativa chamada de "Amazon Desert Rally". A iniciativa trata de um processo paulatino de desertificação da Amazônia causado pelo desmatamento e mau uso dos recursos naturais. Em um cenário de seca irreversível dos rios, a região poderia se tornar um grande deserto, como o que abriga o famoso Rali Dakar. A ideia é alertar para os impactos ambientais e "não patrocinar essa corrida", como sugere o slogan da campanha.

Presente no Autódromo de Interlagos, o líder do povo indígena Paiter Suruí, Celso, de Cacoal-RO, presidente da Cooperativa Indígena Garag Itxa - cujo foco é na plantação de café e banana -, foi o responsável por dar a bandeirada ao fim da corrida sprint. "Precisamos produzir com responsabilidade e respeito com a natureza. Nós plantamos e preservamos a floresta. A hora de mudança é agora e para todos, seja você rico ou pobre", disse o cacique em entrevista ao Estadão.

Classificação final da corrida sprint

Cesar Ramos - 33min13s693

Felipe Massa - a 2s103

Thiago Camilo - a 3s970

Guilherme Salas - a 5s588

Ricardo Zonta - a 6s616

Nelsinho Piquet - a 8s597

Julio Campos - a 10s192

Enzo Elias - a 10s249

Felipe Baptista - a 11s430

Marcos Gomes - a 12s239

Átila Abreu - a 13s064

Rafael Suzuki - a 13s843

Lucas Foresti - a 15s813

Dudu Barrichello - a 18s449

Gianluca Petecof - a 20s155

Daniel Serra - a 21s833

Zezinho Muggiati - a 22s863

Felipe Fraga - a 23s379

Allam Khodair - a 24s107

Arthur Leist - a 29s603

Lucas Kohl - a 30s458

Bruno Baptista - a 31s767

Luan Lopes - a 31s954

Vitor Baptista - 56s801

Gabriel Robe - 57s191

Gaetano di Mauro - a 2 voltas

Abandonaram: Gabriel Casagrande, Rubens Barrichello e Ricardo Maurício.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: