X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

São Paulo recebe a Portuguesa para abrir sequência de clássicos com rivais paulistanos


Ouvir

Escute essa reportagem

Após o tropeço contra o Mirassol, o técnico Thiago Carpini pretende promover mudanças na equipe titular do São Paulo para o duelo com a Portuguesa, neste sábado, às 18h, no MorumBis, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. A equipe tricolor soma quatro pontos e não tem ainda com o que se preocupar na tabela de classificação, mas tem de ficar atenta à repetição de falhas em campo.

Tal qual 2023, o São Paulo começa a temporada insistindo em uma troca de passes pouco vertical e efetiva. A criatividade para encontrar soluções ofensivas precisa ser abastecida. Por isso, Carpini - sem poder contar com o colombiano James Rodríguez e Lucas, que estão em aprimoramento físico - deve optar por colocar Nikão na equipe titular no lugar de Wellington Rato, prezando pela movimentação do lado direito do campo. No último compromisso, Carpini formatou o São Paulo com três zagueiros e sem lateral-direito de ofício.

Dessa vez, o novo comandante pode retomar o esquema com dois laterais e dois zagueiros. Um reforço para o setor é Robert Arboleda, que está recuperado e pode estrear na temporada. Neste início de ano, Carpini preza por testar os atletas para conhecê-los melhor e identificar a melhor forma de atuar.

Galoppo, autor do único gol do São Paulo em Mirassol, disputa a titularidade e tem a concorrência de Luciano. Também é possível que os dois comecem o jogo. Na próxima semana, o time tricolor tem mais dois clássicos. Na terça, vai a Itaquera medir forças com o Corinthians pelo Paulistão. No domingo, dia 4, encara o Palmeiras, em Belo Horizonte, pela Supercopa do Brasil. Por isso, poupar energia pode ser necessário diante dos desafios que se avizinham.

"Nós teremos perto de 70 jogos no ano. Então, o São Paulo precisa criar alternativas, com rotação de atletas e de esquemas táticos. Ajustes são importante para entendermos e conhecer melhor o que temos. Estou muito contente com o que estou vendo. Precisamos agora de mais tempo para treinar alguns comportamentos", afirmou Carpini.

Do lado da Portuguesa, há confiança de que o time não passe sufoco nesta edição do Paulistão e consiga lutar por uma vaga nas quartas de final do torneio. A boa vitória sobre a Inter de Limeira na estreia e a atuação elogiada contra o Red Bull Bragantino, apesar da derrota, servem de combustível para que o time sonhe em colocar um ponto final no jejum de quase 11 anos sem ganhar do São Paulo.

A última vez em que a Portuguesa levou a melhor sobre o São Paulo foi em 11 de agosto de 2013, em clássico pelo Brasileirão. O placar foi 2 a 1 a favor do time rubro-verde. Para o jogo deste sábado, Giovanni Augusto pode ser novidade entre os titulares, mas a base dos últimos compromissos tende a ser mantida pelo técnico Dado Cavalcanti.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO x PORTUGUESA

SÃO PAULO - Rafael; Igor Vinícius (Moreira), Arboleda, Ferraresi e Welington (Patryck); Pablo Maia (Luiz Gustavo), Alisson (Bobadilla) e Galoppo; Nikão, Calleri e Luciano (Ferreirinha). Técnico: Thiago Carpini.

PORTUGUESA - Thomazella; Douglas Borel, Yeferson Quintana, Patrick e Eduardo Diniz; Zé Ricardo, Eduardo e Giovanni Augusto (Chrigor); Felipe Marques, Henrique Dourado e Victor Andrade. Técnico: Dado Cavalcanti.

ÁRBITRO: Matheus Delgado Candançan.

HORÁRIO: 18h.

LOCAL: MorumBis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: